Dandara é um game brasileiro lançado em 2018 de ação-aventura do subgênero Metroidvania. O jogo foi desenvolvido pelos mineiros João Brant e Lucas Mattos e traz inspirações na cultura brasileira e em pessoas importantes da nossa história. Entre elas está Dandara dos Palmeiras, guerreira do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta abolicionista no Brasil.

LEIA MAIS: Novidades da Atualização 9.10 de Valorant

As lendas sobre Dandara foram o ponto de partida para a criação da protagonista do game, que leva seu nome e tem sua aparência e personalidade inspiradas na guerreira dos Palmares. Além disso, o jogo traz uma personagem inspirada na obra Abaporu, da pintora Tarsila do Amaral.

Conheça mais sobre o game Dandara

O game segue o subgênero Metroidvania, com inspiração em Metroid e Castlevania. Por isso, Dandara apresenta gráficos 2D e se desenvolve colocando o jogador para explorar diversos mapas e encarar os vilões. A movimentação da personagem é um ponto de destaque, já que a personagem não anda de forma convencional e se movimenta através de saltos.

O enredo do jogo começa com a protagonista Dandara, que vive em um mundo sob um regime opressivo e toma para si a responsabilidade de libertar a população. Dessa forma, a história também se desenvolve aos poucos, conforme o jogador avança no mapa. Além disso, a própria origem da protagonista é um mistério revelado ao longo das fases.

A inspiração na cultura brasileira não está só em Dandara dos Palmares e Abaporu. O jogo é carregado de referências em diversos pontos do cenário que brasileiros, especialmente mineiros, podem se identificar.

Onde jogar

  • Steam, Xbox, PS4, Android e iOS