Ontem (27) durante a San Diego Comic Con (SDCC), foi revelado que o vilão final das fases 5 e 6 será o Dr. Doom, ou Dr. Destino como ficou conhecido no Brasil. Mas, a maior surpresa do anúncio é quem será o ator que interpretará o icônico vilão. Com isso em mente, nós do portal decidimos apresentar o personagem, conheça o Dr. Doom.

Dr. Doom, cujo nome verdadeiro é Victor Von Doom, é um dos vilões mais icônicos da Marvel. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, ele fez sua primeira aparição em The Fantastic Four #5, em 1962. Sua história é marcada por uma mistura de ciência, magia e um desejo implacável de poder.

A origem de Dr. Doom

A origem de Dr. Doom
Imagem: Marvel Comics

Victor von Doom nasceu em um acampamento cigano em Latvéria. Sua mãe morreu em uma barganha com Mefisto, e seu pai morreu fugindo do rei. Victor se dedicou a estudar ciências e magia para resgatar sua mãe. Ele se apaixonou por uma mulher chamada Valeria, mas ela o rejeitou.

Em seguida, Victor ganhou uma bolsa de estudos em Hegeman, Nova York, onde conheceu Reed Richards e Ben Grimm. Ele desenvolveu uma antipatia por Reed, que apontou falhas em seus cálculos. Uma explosão de sua máquina deixou cicatrizes no rosto de Victor, levando à sua expulsão da universidade. Ele culpou Reed por seus problemas.

Desonrado, Victor viajou pelo mundo e encontrou monges tibetanos que o ajudaram a criar uma armadura. Ele voltou para Latvéria, derrubou o líder e se tornou rei. Usando os recursos de seu país, ele iniciou planos de dominação mundial, entrando em conflito com o Quarteto Fantástico e outros super-heróis.

Contra o Quarteto Fantástico

Contra o Quarteto Fantástico
Imagem: Marvel Comics

Dr. Doom confrontou o Quarteto Fantástico pela primeira vez ao manter Sue Storm como refém. Ele forçou a equipe a viajar ao passado para recuperar as místicas Pedras de Merlin. Mais tarde, Doom enganou Namor para se unir a ele e tentar destruir a equipe. Durante essa aliança, Doom foi encolhido ao tamanho subatômico e acabou no mundo de Sub-Atomica. Lá, ele tomou o controle e atormentou o Quarteto Fantástico com raios de encolhimento, mas foi derrotado com a ajuda do Homem-Formiga.

Em outra tentativa de derrotar o Quarteto Fantástico, Doom usou o Trio Terrível, mas acabou sendo transportado para o espaço por uma onda solar. Ele foi encontrado por Rama-Tut, que revelou ser um de seus antepassados. Eles decidiram que Rama-Tut voltaria ao futuro após enviar Doom de volta à Terra. Dr. Doom confrontou o Quarteto Fantástico novamente, mas foi hipnotizado para acreditar que havia destruído o grupo.

O feitiço foi quebrado por um mágico de palco latveriano. Doom, furioso, viajou para a América para se vingar do Quarteto Fantástico, que havia perdido seus poderes. Mesmo assim, ele foi derrotado com a ajuda do Demolidor. Doom então manipulou supervilões para atacar o casamento de Reed Richards e Sue Storm.

Quando Dr. Doom enfrentou e derrotou o Surfista Prateado, ele roubou seus poderes e sua prancha, tornando-se um dos seres mais poderosos da Terra. Porém, ele foi enganado a voar na barreira que Galactus criou em torno da Terra, e os poderes e a prancha do Surfista retornaram ao seu legítimo dono.

Imperador Doom

Imperador Doom
Imagem: Marvel Comics

Como parte de um plano para conquistar o mundo, Doom sequestrou Zebediah Killgrave, o supervilão controlador da mente conhecido como Homem Púrpura, e o aprisionou em um gigantesco Prisma-Psíquico. Esse dispositivo não só concedeu os poderes do Homem Púrpura a Doom, mas também os aumentou para uma escala global.

Usando este dispositivo, ele manipulou as Nações Unidas e todos os governos para nomeá-lo legalmente imperador da Terra. Sob o comando de Doom, o planeta viu prosperidade, igualdade e o fim da guerra e da fome. No entanto, isso ocorreu às custas do livre-arbítrio de cada cidadão. Além disso, Doom começou a sentir que sua vitória era quase sem sentido, devido à falta de desafio para alcançar ou manter seu objetivo.

Um desafiante à regra de Doom surgiu na forma do Vingador, Magnum, cuja fisiologia incomum o deixou não afetado pelo controle mental. Depois de libertar vários de seus companheiros de equipe do controle de Doom, Magnum atacou a Ilha de Doom, o local do Prisma-Psíquico. A insatisfação do vilão o fez desistir de uma chance de evitar que os heróis destruíssem o Prisma-Psíquico. Assim, os cidadãos da Terra se libertaram do controle de Doom, e a Terra logo retornou ao seu estado natural.

Para o inferno

Para o inferno
Imagem: Marvel Comics

Reed Richards assumiu o controle de Latvéria para desmantelar todo o equipamento de Doom. Ele tentou prender Dr. Doom e a si mesmo em uma dimensão de bolso para garantir que nunca mais ameaçasse ninguém. No entanto, isso falhou quando a equipe tentou resgatar Reed, resultando em Doom transferindo seu espírito para Sue, Johnny e Ben, forçando Reed a matar seu melhor amigo para detê-lo. Victor foi devolvido ao Inferno, mas Reed usou a mesma máquina que Doom tentou criar para viajar ao Céu e restaurar Ben à vida.

Então quando Mjolnir, o martelo de Thor, caiu na Terra, ele abriu um portal para o Inferno, permitindo que Doom escapasse. De volta à Terra, Assim, ele recuperou o controle de Latvéria e tentou tomar o poder de Mjolnir, acreditando que o martelo o havia escolhido. No entanto, ele descobriu que não era digno.

A cabala

A cabala
Imagem: Marvel Comics

Após a Invasão Skrull, o Dr. Doom se juntou à Cabala Sombria com Norman Osborn, Emma Frost, Namor, Loki e o Capuz. Drácula tentou fazer um pacto de não agressão com Doom antes de atacar a Grã-Bretanha, mas Doom recusou.

Morgana le Fey viajou até Latvéria para puni-lo por não cumprir um acordo. Os Vingadores Sombrios ajudaram Doom depois que Morgana o derrotou em um combate místico. Norman Osborn resgatou Doom da paralisia mística e juntos usaram o cubo de tempo para voltar e parar Morgana. Doom não destruiu le Fey porque seus futuros estavam entrelaçados. Em vez disso, ele a mandou de volta no tempo, distraindo-a de lutar contra ele e os Vingadores Sombrios.

Assim, Doom mostrou desprezo por Osborn e desfez tudo o que Morgana fez aos Vingadores Sombrios. Ele restaurou Latvéria e reconstruiu seu castelo usando o cubo de tempo.

A Guerra do Destino

A Guerra do Destino
Imagem: Marvel Comics

Quando Doom descobriu um grupo xenofóbico de Wakandianos chamados Desturi, ele iniciou seus planos para acessar o Vibranium de Wakanda. Esse mineral possui a habilidade de ser magicamente carregado e tem potencial infinito de poder, algo que ele descobriu como usar para se tornar praticamente imparável. Destino desenvolveu câmeras nanorobóticas que ele dispersou entre os Wakandianos, tornando-os, inconscientemente, espiões para ele. Com todas as informações de segurança de Wakanda disponíveis, ele conseguiu acesso ao cofre que continha o Vibranium do país. Em um último esforço para detê-lo, T’Challa tornou todo o Vibranium de Wakanda inerte e inútil.

No passado, Doom traiu o Líder e seu grupo de super vilões, a Intelligência. O grupo mais tarde se reformou e planejou ‘lobotomizar‘ sua concorrência, capturando oito das maiores mentes da Terra, incluindo Dr. Doom. Ele foi capturado pela Intelligência usando o Hulk Robô.

Cruzada das Crianças

Cruzada das Crianças
Imagem: Marvel Comics

Quando os Jovens Vingadores ajudaram Magneto a encontrar sua filha Wanda, eles a encontraram sem memórias de seu passado e noiva do Dr. Doom. Foi revelado que ele desempenhou um papel no aumento dos poderes da Feiticeira Escarlate, levando aos eventos que desfez os Vingadores e alterou a realidade no Dia M. Os Jovens Vingadores viajaram de volta no tempo com Wanda e restauraram sua memória e poderes.

De volta ao presente, Doom roubou os poderes de Wanda para se tornar onipotente. Ele prometeu tornar a vida perfeita de todos e até reviver os mortos, mas apenas se ele se tornasse o rei do mundo. Os Jovens Vingadores, Vingadores e X-Men recusaram e o enfrentaram até que seus novos poderes se sobrecarregaram, deixando-o novamente sem poderes. Doom escapou, se teletransportando para longe, após se responsabilizar por todas as ações de Wanda, afirmando que ela era apenas uma marionete e que só ele era poderoso o suficiente para criar aquele tipo de caos.

Para a Fundação Futuro e o retorno

Para a Fundação Futuro e o retorno
Imagem: Marvel Comics

Após a morte do Tocha Humana, Doom se juntou à Fundação Futuro, sob a condição de que Reed Richards restaurasse sua inteligência perdida. Ele ajudou a equipe a procurar pelos Richards de universos alternativos e foi sequestrado pelo “Reed-Alfa“, que o levou a Latvéria para confrontar Kristoff von Doom, que havia assumido como governante. Com a ajuda da Fundação Futuro, eles reconstruíram a “Ponte“, um dispositivo que permitia Reed espiar outras realidades e viajar para elas. Durante a batalha contra os Celestiais Loucos, Doom lutou pela Latvéria e aparentemente morreu.

Ele acordou nas ruínas do Conselho Interdimensional de Reeds, onde Valeria deixou um presente: um exército de Doutores Doom lobotomizados de realidades alternativas e duas Manoplas do Infinito. Com esses recursos, ele criou o Parlamento do Destino. Doom retornou para governar Latvéria novamente, tornando-se alvo de Lucia von Bardas e do Fantasma Vermelho, que queriam vingança.

Ele viajou ao universo de uma de suas Manoplas do Infinito, agora vazio e desolado, e usou a manopla para dar vida a ele novamente. Ele separou magia e ciência, criando novas formas de vida e fazendo de si mesmo o governante. Em um mundo onde ciência e magia estavam unidas, suas criações se voltaram contra ele. Seis governantes dividiram as Joias do Infinito de Doom entre si. Reed e Nathaniel Richards entraram nesse universo para salvar Victor. Após serem avisados por Valeria, convenceram cinco dos governantes a perdoarem Doom e escaparam das garras do sexto, trazendo de volta ao seu universo. Após seu regresso, Doom declarou que ele e Richards estavam novamente quites.

EIXO

EIXO
Imagem: Marvel Comics

Após aprisionar Loki devido às manipulações de um Velho Loki, Doom percebeu que a Latvéria estava sob ataque telepático, causado pelo Caveira Vermelha. Ele se protegeu com um feitiço e descobriu a origem do ataque. Valeria libertou Loki com a espada da verdade, Gram, interrompendo a influência telepática. Magneto então recrutou Dr. Doom para combater o Caveira Vermelha, agora conhecido como Massacre Vermelho.

Doom e outros vilões recrutados por Magneto foram para Genosha e destruíram uma Sentinela Stark do Caveira, libertando heróis presos. Doom e a Feiticeira Escarlate conjuraram um feitiço de inversão, alterando o compasso moral do Caveira e acidentalmente de todos na ilha. Isso fez com que ele se tornasse um homem altruísta.

De volta à Latvéria, Doom, agora gentil, se preparou para reparar seus pecados. Prevendo que a invertida Feiticeira Escarlate buscaria vingança, ele criou um dispositivo para canalizar seus poderes. Com a ajuda de Vingadores reunidos por Valeria, Doom usou uma porção dos poderes da Feiticeira para reviver Cassie Lang.

Wanda confrontou Victor, mas ele foi salvo por Magneto e Mercúrio. Fugindo para outra dimensão, Doom fez um pacto com um semideus para trazer Doutor Vodu de volta à vida. O irmão de Vodu, Daniel, possuíu a Feiticeira Escarlate para ajudar Doom a conjurar um feitiço de reinversão. Em Nova York, o Caveira Vermelha invertido ajudou Victor e Daniel a concluir o feitiço, revertendo quase todos ao normal, incluindo ele mesmo.

Aproveitando a confusão, Victor sequestrou o Caveira Vermelha para realizar experimentos em Latvéria.

O Tempo Se Esgota

O Tempo Se Esgota
Imagem: Marvel Comics

Nos meses seguintes, Victor trabalhou com uma equipe de cientistas para fazer engenharia reversa em uma peça de um Cartógrafo reunida após uma incursão na Latvéria. O Pensador Louco conseguiu mapear toda a rede deles. Doom planejava usar o Homem Molecular para se opor a quem iniciou as incursões e a decadência do Multiverso. O Homem Molecular levou Victor para outro lugar, onde viajaram através do tempo e dos planos de realidade.

Eles viajaram 25 anos para o passado em uma realidade alternativa para testemunhar a origem do Homem Molecular. A viagem restaurou a mente do Homem Molecular e informou Doom sobre sua origem. O Homem Molecular era uma singularidade em cada universo, uma “bomba” criada pelos Beyonders para detonar no Multiverso ao mesmo tempo. Se um Homem Molecular morresse, seu universo morreria. Se todos morressem simultaneamente, todos os universos morreriam. O Homem Molecular matou sua contraparte, desencadeando a morte prematura do universo e causando as incursões. Ele convenceu Doom a matar todos os Homens Moleculares para impedir os planos dos Beyonders.

Guerras Secretas

Guerras Secretas
Imagem: Marvel Comics

Após a morte do Multiverso na incursão final entre a Terra-616 e a Terra-1610, Doom usou o poder dos Beyonders para criar o Mundo Bélico, governado com mão de ferro e com a ajuda de Stephen Strange, o xerife do planeta. O Homem Molecular fortaleceu Doom e permaneceu escondido. Durante esse período, ele encontrou uma versão alternativa do Quarteto Fantástico e se apaixonou por Sue Storm, com quem teve dois filhos, Franklin e Valeria.

Após oito anos, Victor e Strange modificaram as memórias dos habitantes do Mundo Bélico, que se esqueceram do que existia antes. Apesar de seu poder, Doom se sentia incapaz de inspirar seu povo e via a si mesmo como uma falha.

A monotonia de seu reinado foi quebrada quando uma embarcação vazia, sobrevivente da Terra-1610, chegou ao Mundo Bélico. O Xerife Strange reconheceu a embarcação e libertou os sobreviventes da Terra-616, incluindo o Sr. Fantástico, Namor e o Pantera Negra. Com a ajuda desses heróis, Strange enfrentou o Criador e a Cabala.

Destinado a enfrentar os intrusos, Doom confrontou Strange e o matou após uma discussão. Valeria e a Fundação foram encarregadas de encontrar os intrusos, enquanto o Mundo Bélico mergulhava em caos e rebelião, liderada por “o Profeta“, mais tarde revelado como Maximus, o Louco.

Durante a luta, Dr. Doom enfrentou o Pantera Negra e o Namor, sendo distraído para um confronto com o Homem Molecular, que tirou parcialmente seu poder. Doom e Reed Richards concordaram que ambos poderiam ter feito melhor com o poder do outro, resultando na transferência do poder de Victor para Reed, que destruiu o Mundo Bélico.

Com o poder do Homem Molecular e a ajuda de sua família, o Sr. Fantástico restaurou o Multiverso, incluindo a Terra-616, e curou Doom de suas cicatrizes ao retorná-lo para Latvéria.

O Infame Homem de Ferro

O Infame Homem de Ferro
Imagem: Marvel Comics

Após sentir insatisfação como divindade, Doom decidiu buscar realização pessoal ao se transformar em uma força do bem. Ele renunciou ao seu trono e deixou Latvéria, nomeando o General Karadick como chefe de Estado temporário para ajudar na transição para um Estado livre.

Com a intenção de se redimir, Victor passou a se aliar a Tony Stark, que sempre admirou. Ele ajudou Stark a exorcizar Madame Máscara de sua possessão demoníaca e permaneceu vigilante contra novas ameaças demoníacas.

Durante a Guerra Civil II, Doom tentou apoiar Stark após a perda de Jim Rhodes e a destruição da Torre Stark. Com Stark em coma, Victor viu isso como um sinal para sua própria redenção e decidiu assumir o manto do Homem de Ferro.

Enquanto procurava Reed Richards, Doom invadiu o Edifício Baxter e encontrou um dispositivo peculiar que não conseguiu ativar. Decidiu devolvê-lo ao seu legítimo dono. Mais tarde, ele chegou à Ilha Monstro, onde derrotou o Tocha Humana e o Coisa, tornando-se acidentalmente seu governante. Ele expulsou os rivais Toupeira e Googam e deixou a ilha acreditando que o Coisa não havia encontrado o Multisect, embora o Coisa secretamente soubesse de sua localização.

O Retorno de Dr. Doom

O Retorno de Dr. Doom
Imagem: Marvel Comics

A repentina mudança de Dr. Doom para o lado dos heróis provocou a reação de um grupo de vilões liderados pelo Capuz, que se uniram para derrotar Victor. Após vários cercos a Doom, a batalha decisiva ocorreu quando o Capuz tentou tomar as Indústrias Stark. Tony Stark, que havia se recuperado secretamente, enfrentou o Capuz e encontrou Doom. Durante o confronto, Victor foi possuído por um demônio, resultando em graves queimaduras em seu rosto. Após a derrota dos vilões, ele se retirou para as ruínas do Castelo de Destino.

Enquanto estava recluso, Latvéria caiu sob um regime tirânico. A líder da resistência, Zora Vukovic, se infiltrou no Castelo de Destino para confirmar rumores sobre seu retorno e pedir ajuda. Embora relutante, as palavras de Zora motivaram Victor a se levantar e enfrentar o regime opressor, decidindo não usar sua armadura nem qualquer outra ajuda.

Dr. Doom é um personagem complexo e fascinante. Combinando um intelecto brilhante com um domínio impressionante da magia, ele é um adversário formidável para qualquer herói. Sua história trágica e sua busca incessante por poder fazem dele um dos vilões mais cativantes do universo Marvel.