Nomes como Dua Lipa e Leandro Karnal compartilham dicas de leituras com o público

A leitura é algo que faz parte do dia a dia de muitas pessoas e com os famosos não podia ser diferente. Em meio a suas rotinas agitadas, muitas celebridades encontram tempo para ler e, mais do que isso, compartilhar dicas de obras com o público.

Dessa forma, diversos famosos criaram clubes do livro como uma forma de conseguir estar mais próximos dos fãs e compartilhar seu gosto por livros. Assim, as indicações são dos mais variados gêneros, autores e estilos, o que nos ajudam a conhecer um pouco mais essas celebridades. Pensando nisso, te contamos alguns famosos que possuem clubes do livro.

Dua Lipa

Dua Lipa
Crédito: Service95

A cantora britânica Dua Lipa tem diversos hits como New Rules e Levitating, mas também é uma leitura voraz. Assim, para compartilhar os livros que consome com os fãs, a artista criou o “Service95”.

O site reúne conteúdos de arte, estilo e sociedade, criados pela própria cantora. Na seção da plataforma chamada de “The reading least”, Dua indica todos os meses uma lista para leitura coletiva, além de conteúdos extras sobre cada um dos livros. Além disso, a plataforma também traz entrevistas com autores, playlists e indicações de livros semelhantes. Entre as indicações feitas pela artista estão “Meio Sol Amarelo”, de Chimamanda Ngozi Adichie, “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, e “Só Garotos”, de Patti Smith.

Reese Witherspoon

Crédito: Reprodução/Instagram (@Reese’s Book Club)

A atriz estadunidense Reese Witherspoon tem um dos clubes do livro de celebridades mais conhecidos. Com isso, o “Reese’s Book Club” iniciou-se em 2017, por meio de sua empresa Hello Sunshine, e se destaca por ser focado em indicações de histórias escritas por mulheres, com protagonistas femininas. 

Além disso, o clube do livro dá destaque a diferentes gêneros, estilos e vozes ao redor do mundo. As indicações de Reese já ajudaram a incluir diversos livros na lista de mais vendidos e a lançar ou consolidar carreiras de autoras. Entre as indicações feitas pela atriz estão “O Rouxinol”, de Kristin Hannah, “Isola”, de Allegra Goodman, e “O Jogo da Mentira”, de Ruth Ware.

Gabriela Priori e Leandro Karnal 

Crédito: Clube do Livro Priori e Karnal

Os brasileiros também estão na lista de famosos que possuem clubes do livro. Dessa forma, um exemplo é “Clube do Livro Prioli & Karnal”, criado em 2020 pela apresentadora Gabriela Priori e o escritor Leandro Karnal.

Diferente dos anteriores, para participar deste clube do livro é necessário fazer um cadastro e ele acontece apenas uma vez por ano. Assim, além das indicações, são disponibilizadas aulas pós-leitura, lives tira-dúvidas e conteúdos extras sobre os livros. Entre os livros que os participantes do clube já leram, estão “O Estrangeiro”, de Albert Camus, “Modernidade Líquida”, de Zygmunt Bauman, e “Igualdade”, de Michael J. Sandel.

Manuela d’Ávila e Juliana Cunha

Imagem da ex-deputada Manuela d'Ávila
Crédito: Reprodução/Instagram (@Manuela d’Ávila)

O “Clube de Leitura da Manu e Ju”, é o clube de leitura criado pela ex-deputada federal Manuela d’Ávila e pela jornalista Juliana Cunha. Diferente dos anteriores, que são gratuitos, para participar deste projeto é preciso pagar R$ 257.

Com isso, além das indicações de leituras, os participantes têm acesso a benefícios como um Instagram exclusivo, quatro encontros com as fundadoras e conteúdos extras. Entre os livros discutidos na última edição do clube estão “O Lugar”, “A Vergonha” e “O Jovem”, todos de Annie Ernaux.