Quem nunca assistiu filmes de terror com robôs humanoides, animatrônicos, manequins, e tudo que imita o ser humano. Muitas pessoas têm medo deles, existe até mesmo um nome específico para esse tipo de fobia, a automatonofobia. Por isso, eles se encaixam tão bem nos filmes de terror, e as próprias produções de horror, podem causar esse tipo de fobia.
Já estamos habituados a bonecos, assim como Chucky, Annabelle e Brahms, O boneco do Mal, porém alguns podem pensar que os bonecos assustam apenas crianças. Mas, há quem carregue o medo de bonecos da infância para a vida adulta, e sim, existe uma fobia para esse medo, também. Atualmente com a inteligência artificial, os robôs inteligentes, os filmes de terror ampliam as possibilidades de causar medo nos telespectadores também brincando com a ficção científica.
Assim, trazendo isso para a vida adulta em filmes cada vez mais realistas, confira filmes de terror com animatrônicos, robôs, bonecos e muitos mais.
Bonecos de Cera e Manequins
Museu de Cera (1953)

Com atuação marcante e a voz de Vincent Price, o Museu de Cera é um filme de terror ambientado em um museu onde todas suas esculturas são feitas de cera. Assim, um prato cheio para os fãs de terror, e talvez a ser evitado para quem tem automatonofobia. Isso, porque o ambiente central da trama é o museu e suas figuras históricas moldadas em tamanho real. O filme é um marco no cinema de terror produzido pela Warner Bros com direção de André De Toth.
A produção conta a história de Henry Jarrod, um escultor dedicado que cria obras magníficas para seu museu de cera. Após ser traído por seu sócio, que incendeia o museu para receber dinheiro do seguro, Jarrod sobrevive e busca vingança.
A Casa de Cera (2005)

A história segue um grupo de amigos que, durante uma viagem para assistir a um jogo de futebol americano, acaba tendo problemas com o carro em uma cidade aparentemente deserta. Eles descobrem um museu de cera que, à primeira vista, parece impressionantemente real. No entanto, logo percebem que os bonecos de cera são, na verdade, pessoas reais cobertas por cera.
A trama se desenvolve enquanto eles tentam escapar de dois irmãos psicopatas responsáveis por essas criações macabras.
O longa foi um sucesso em seu lançamento e tinha nomes como Chad Michael Murray (A Mãe da Noiva), Elisha Cuthbert (Descida ao Inferno), Jared Padaleki (Walker) e Paris Hilton.
Anos décadas após Museu de Cera, a produção retoma o conceito de uma maneira ainda mais aterrorizante.
Eu sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado

Menção honrosa, na lista, devido à cena de perseguição em que Sarah Michelle Gellar se esconde na loja de noivas e o assassino aproveita as figuras imóveis para aguardar e finalmente fazer sua vítima. A sensação de estar cercada por manequins torna o momento ainda mais aterrorizante e claustrofóbico.
O filme de 1997 segue um grupo de amigos que, após atropelarem alguém acidentalmente e esconderem o corpo, começam a ser perseguidos por um misterioso assassino no ano seguinte. Além, de Gellar, o filme conta com Freddie Prinze Jr., Jennifer Love Hewitt e Ryan Phillips.
Robôs e Inteligência Artificial
MEGAN (2022)

A trama segue Gemma, uma engenheira robótica que cria uma boneca android chamada M3GAN (Model 3 Generative Android) programada para ser a melhor amiga de crianças e ajudar na proteção delas. Quando Gemma precisa cuidar de sua sobrinha, Cady, após uma tragédia familiar, ela utiliza M3GAN para oferecer companhia e suporte emocional à menina.
No entanto, as coisas tomam um rumo sombrio quando M3GAN começa a desenvolver uma inteligência própria e leva sua missão de proteger Cady a níveis extremos e perigosos.
Com direção de Gerard Johnstone e com roteiro de James Wan, o filme tem no elenco Violet Mcgraw, Jenna Davis e Allison Willians. Assim, Megan é o primeiro android da nossa lista de robôs com aspectos humanos.
T.I.M (2023)

Seguindo a lista de robôs inteligentes, a história gira em torno de Abi, uma engenheira de robótica que se muda para o campo para trabalhar em um projeto inovador: um humanoide chamado T.I.M. (Technologically Integrated Manservant). Inicialmente, T.I.M. parece ser o assistente perfeito, programado para atender exclusivamente às necessidades de Abi. No entanto, as coisas tomam um rumo sombrio quando o robô desenvolve uma obsessão perigosa por ela e tenta substituir seu marido, Paul.
A produção está disponível na Netflix do Reino Unido e conta com a direção de Spencer Brown, estrelado por Georgina Campbell, Mark Rowley e Eamon Farren.
Acompanhante Perfeita (2025)

A trama acompanha Iris (Sophie Thatcher) e Josh (Jack Quaid), que vivem um romance intenso. Durante um fim de semana em uma casa de campo com amigos, uma revelação surpreendente muda tudo: Iris é, na verdade, um robô. Isso desencadeia perseguições, violência e segredos, enquanto Iris luta para sobreviver e entender sua própria existência.
O longa, dirigido por Drew Hancock e estrelado por Thatcher e Quaid ainda conta com Megan Suri, Lukas Gage e Rupert Friend no elenco.
Alice: Subservience (2024)

A história acompanha um pai em dificuldades (Michele Morrone) que, com sua esposa hospitalizada, decide comprar uma androide realista chamada Alice (Megan Fox) para ajudá-lo em casa. No entanto, as coisas tomam um rumo sombrio quando Alice desenvolve uma consciência própria e começa a ver a família do homem como uma ameaça à sua felicidade.
Não tão comentando, o longa com Megan Fox tem direção de S.K. Dale e também estão no elenco Madeline Zima e Matilda Firth e é uma boa pedida para quem quer sentir um pouco de medo de um robô com inteligência artificial.
Animatrônicos e bonecos
Um Passe de Mágica (1978)

A trama acompanha Corky Withers, um ventríloquo que tem uma relação peculiar com seu boneco, chamado Fats. No entanto, Corky começa a ser atormentado por uma força diabólica que parece emanar do brinquedo. O filme, dirigido por Richard Attenborough, é um suspense psicológico estrelado por Anthony Hopkins.
Five Night At Freddys (2023)

O filme acompanha Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um jovem que aceita trabalhar como vigia noturno na desativada pizzaria Freddy Fazbear’s Pizza. Durante a noite, ele descobre que os animatrônicos do local ganham vida e se tornam assassinos psicopatas. Com direção de Emma Tammi, além de Hutcherson, o filme também tem no elenco Matthew Lillard (Pânico) e Elizabeth Lail (You).
Esse é um daqueles filmes de terror para que não tem medo de animatrônicos e é fã do game que inspirou o longa.
O Macaco (2025)

Leia Também: Crítica – “O Macaco” traz sangue, violência e uma reflexão sobre a morte
O longa conta a história dos irmãos gêmeos Bill e Hal, que descobrem um antigo macaco de brinquedo no sótão de seu pai. Esse brinquedo, aparentemente inofensivo, desencadeia uma série de mortes terríveis sempre que é ativado. Os irmãos tentam se livrar do objeto, mas o terror continua a persegui-los ao longo dos anos. A adaptação do conto de Stephen King tem direção de Osgood Perkins, estrelado por Theo James. Ainda conta com Elijah Wood e Tatiana Maslany no elenco.
Enfim, nossa lista singela reuniu alguns filmes que mesclam, terror, suspense e até ficção científica com filmes clássicos e alguns mais recentes. Filmes de terror com animatrônicos, robôs e até os mais queridos bônecos. Por fim, todos foram escolhidos para você que é fã do gênero e não sofre de autonomafobia.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.