A 96° edição do Oscar foi marcada por um convidado muito ilustre: Messi, o cachorro que participou do filme Anatomia de Uma Queda, que foi o vencedor da categoria de Melhor Roteiro.
Messi é um cachorro da raça Border Collie e tem sete anos de idade. Sua tutora, Laura Martin Contini é quem realiza seus treinamentos.
No filme, o cachorro faz o papel de Snoop, um cão-guia que acompanha Daniel, filho da escritora alemã Sandra. Daniel vive com Sandra (sua mãe) e Samuel (seu pai) nos Alpes. A vida da família muda drasticamente quando encontram Samuel morto e Sandra se torna suspeita de um possível homicídio.
A participação do Cachorro em Anatomia de Uma Queda
O treinamento para a atuação de Messi em ‘Anatomia de Uma Queda’ foi intenso. A cena em que o cachorro passa mal e quase morre, de acordo com a treinadora, demandou um treinamento especial. Apesar dele já saber o truque de se fingir de morto, era preciso que ele se mantivesse inerte enquanto carregavam ele.
Para isso, Contini trabalhou todos os dias a quantidade de incômodos e distrações que o cachorro conseguiria suportar enquanto estivesse se “fingindo de morto”.
Outro momento interessante e emocionante no filme é quando Snoop deita ao lado de Sandra, personagem interpretada pela atriz Sandra Hüller. Messi sobe na cama, deita e coloca sua cabeça sobre Sandra. No momento em que Contini fechou os olhos, o cachorro imitou o gesto, o que tornou a cena mais dramática, demonstrando o cansaço e conexão entre Snoop e Sandra.
Recentemente, o The Hollywood Reporter liberou um vídeo onde Laura Martin Contini, tutora do cachorro, fala um pouco sobre os bastidores da produção e da cena de quase morte de Snoopy, personagem interpretado por Messi.
Veja a lista com todos os vencedores do Oscar 2024
A presença de Messi no Oscar
A participação do cachorro na 96.ª edição do Oscar foi um tanto polêmica. A princípio, Messi não tinha autorização para participar, isso porque, segundo o The Hollywood Reporter, algumas empresas representantes dos filmes indicados reclamaram, alegando que isso poderia trazer uma certa vantagem ao filme ‘Anatomia de Uma Queda’.
Entretanto, Messi marcou presença na premiação e conquistou várias das celebridades presentes. Um detalhe interessante é que as cenas em que o cachorro aparece durante o evento foram gravadas antes dele começar. A decisão foi da produção do Oscar, para evitar que o cachorro ficasse estressado com a iluminação e som durante o evento.
Aliás, a cena em que Messi aplaude a vitória de Robert Downey Jr. não passou de uma simulação. O que parecia ser Messi aplaudindo, na verdade, eram duas patinhas mecânicas manipuladas por uma pessoa deitada no chão.
Prêmio Palm Dog
O talentoso cachorro não ficou de fora das premiações. Em maio de 2023 ele recebeu o Palm Dog pela sua atuação. Esse é um prêmio não oficial entregue no Festival de Cannes, além disso, o troféu é uma coleira feita sob medida com o nome Palm Dog.
O prêmio existe desde 2001 e tem o objetivo de celebrar as melhores performances caninas em filmes. Além de Messi, também receberam os prêmios: Otis em 2001 pelo filme “Festa de Aniversário” e Uggie em 2011 e 2021 pelos filmes “O Artista” e “O Souvenir – Parte 2”.