A 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura anuncia os dez jurados que irão avaliar as obras inscritas nas categorias de romance do ano. A princípio, com inscrições abertas até 18 de julho, a premiação contempla então, as categorias: “Melhor Romance do Ano de 2024” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024”.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que reforça seu compromisso com o incentivo à leitura. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do programa de fomento do Governo de São Paulo. De antemão, cada vencedor receberá R$ 200 mil, e segundo Marília Marton, secretária da pasta, a premiação reconhece obras que sensibilizam e provocam reflexão, além de fortalecer o livro como instrumento de transformação social.

Conheça os jurados da 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura

Andressa Veronesi atua há mais de 15 anos no mercado editorial. Trabalhou na Cosac Naify e na Globo Livros, e colabora com editoras como 34, Elefante e Planeta.

Antonio Carlos Sartini tem 35 anos de experiência na área cultural. Foi diretor do Museu da Língua Portuguesa e curador de prêmios como Jabuti e São Paulo de Literatura.

Chris Ritchie é poeta, tradutora e editora. Mestre em Literatura pela USP, escreve para o público infantil e integra o duo poético-musical Chris Ritchie & Tanauan.

Diana Navas, doutora em Literatura Portuguesa pela USP, leciona na PUC-SP e pesquisa literatura contemporânea. Lidera o grupo “Literatura Juvenil” e é bolsista CNPq.

Elaine Cristina Prado dos Santos é doutora em Letras Clássicas pela USP e professora no Mackenzie. Atua nas áreas de mitologia, narrativa e literatura latina.

Felipe Franco Munhoz, escritor e tradutor, já publicou pelas editoras Record, Nós e Kalinka. Participou de residências literárias na Itália, Índia e Estados Unidos.

Guilherme Sobota é jornalista e editor-chefe do PublishNews. Formado pela UFPR, cursa mestrado em Teoria Literária na USP e já foi repórter do Estadão.

Marcelo Ariel é poeta, ensaísta e crítico literário. Colabora com revistas como Cult e Quatro Cinco Um, além de ministrar cursos de escrita desde 2016.

Roberta Ferraz é doutora em Literatura Portuguesa pela USP, com pesquisa sobre Teixeira de Pascoaes. Também tem formação em Letras e História.

Rogério Pereira fundou o jornal Rascunho e criou o projeto Paiol Literário. Foi diretor da Biblioteca Pública do Paraná e articulador de políticas públicas de leitura.

Inscrições abertas

Período: de 30 de maio a 18 de julho
Inscrições: exclusivamente pelo site fomentocultsp.sp.gov.br
Categorias: Melhor Romance do Ano de 2024 e Melhor Romance de Estreia do Ano de 2024
Premiação: R$ 200 mil para cada vencedor
Dúvidas: premiosaopaulodeliteratura@sp.gov.br

Portanto, mais do que uma premiação, o Prêmio São Paulo de Literatura reafirma a potência do livro brasileiro e o valor de novas vozes na ficção contemporânea.