O PublishNews e a MVB América Latina anunciaram os finalistas do Prêmio Metabooks 2025. A premiação valoriza quem transforma metadados em pontes entre livros e leitores. Assim, neste ano, a iniciativa cresceu. Então, pela primeira vez, o prêmio contempla, sobretudo, cinco subcategorias: quatro grupos de editoras, conforme o porte, e uma categoria para empresas não editoras.
A seleção, antes de tudo, segue critérios técnicos. Diante disso, o sistema da plataforma Metabooks calcula automaticamente a pontuação de cada participante, com base na qualidade e consistência dos dados inseridos. As vencedoras serão reveladas em 7 de maio, na cerimônia do Prêmio PublishNews.
Finalistas por categoria do Metabooks 2025
Prefácio – Microeditoras
- Amelì Editora
- Longarina
- Miolo Mole
Pequenas Editoras – Capítulo 1
- Carochinha
- Buzz
- The Gift Box
Médias Editoras – Capítulo 2
- Ateliê Editorial
- Planeta
- Thieme Revinter
Grandes Editoras – Capítulo 3
- Appris Editora
- Editora Vozes
- InterSaberes
Empresa Destaque no Uso de Metadados
- Nielsen
- Livraria Martins Fontes
- Livraria da Vila
Metadados: o invisível que impulsiona o livro
Antes de mais nada, os metadados deixaram de ser bastidores. Atualmente, eles iluminam o caminho dos livros, conectam obras ao público certo e revelam tendências do mercado. Conforme Ricardo Costa, CEO da MVB América Latina, o segredo está na qualidade. “Num mercado em transformação, quem tem metadados sólidos se destaca. Visibilidade e confiança nascem daí.” Ele ressalta acima de tudo, que o Prêmio Metabooks valoriza esse esforço minucioso. “Não se trata só de tecnologia. Trata-se de estratégia, de visão, de cuidado com o livro desde seu nascimento digital.”
Por fim, a 9ª edição do prêmio conta com patrocínio de Bookwire, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, além do apoio de ANL, Goethe-Institut São Paulo e NESPE.
Leia também: Zoe X desembarca em Aracaju para sessão de autógrafos
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram