Ator irlandês de 28 anos teme fama que ganhará com ‘Gladiador 2’, de Ridley Scott. Confira a filmografia de Paul Mescal!
Nascido em Maynooth, Irlanda, Paul Mescal é um dos novos queridinhos de Hollywood. Desde que ganhou fama por protagonizar a série ‘Normal People‘, pela qual ganhou o BAFTA de Melhor Ator, o irlandês de apenas 28 anos tem construído uma carreira promissora. Sua performance excepcional em ‘Aftersun‘ (2022), de Charlotte Wells, lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Ator.
‘Normal People’ e início de carreira
O primeiro papel protagonizado por Paul Mescal na televisão foi o de Connell Waldron, personagem de ‘Normal People‘, romance de Sally Rooney adaptado pela Hulu em 2020.
Na série, o ator contracenou com Daisy Edgar-Jones (‘Um Lugar Bem Longe Daqui’, ‘Fresh’), com quem mantém amizade próxima até hoje. Conta-se a história de Connell e Marianne, dois jovens que vivem uma intensa jornada de encontros e desencontros carregados de mal-entendidos e tensões sociais.
O romance tem início na pequena cidade de Sligo, na Irlanda. Marianne é uma garota esperta, irônica e anti-social, excluída pelos seus colegas de classe. Enquanto Connell é um adolescente popular e despreocupado, apesar de extremamente inteligente.
Isto é, ele faz parte do time de futebol da escola e sua vida social é bastante comum para a sua idade. Ele conhece Marianne para além do contexto da escola, sua mãe trabalha na casa da família dela como faxineira.
Apesar disso, os jovens iniciam uma profunda relação secreta que se arrasta pelos primeiros episódios da série. Quando Connell convida outra garota para o baile de formatura, por medo do que seus amigos pensariam, Marianne corta contato por completo.
Eventualmente, os dois se reencontram na faculdade e a história continua, em um novo contexto onde Connell deve enfrentar o sentimento de não-pertencimento e a auto-descoberta da vida adulta.
O enredo intimista foi retratado com performances que impressionaram tanto o público como a crítica. Paul Mescal recebeu indicações de Melhor Ator no Emmy e Critics Choice Awards, além do BAFTA, na qual saiu vitorioso pela mesma categoria.
‘The Lost Daughter’
Logo depois, em 2021, o ator interpretou Will em ‘The Lost Daughter’. Dirigido por Maggie Gyllenhaal, o filme conta a história de Leda, personagem de Olivia Colman, uma professora universitária que desenvolve uma obsessão por uma mãe jovem, Nina, (Dakota Johnson) que conhece durante as férias.
Bem recebido pela crítica, o drama psicológico recebeu três indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Olivia Colman), Melhor Atriz Coadjuvante (Jessie Buckley) e Melhor Roteiro Adaptado.
‘Aftersun’ e indicação ao Oscar
‘Aftersun‘ marcou o debut diretorial de Charlotte Wells, uma cineasta, escritora e produtora escocesa. O filme teve estreia no Festival de Cinema de Cannes de 2022, onde ganhou o prêmio do júri. Foi o primeiro papel principal de Paul Mescal em um longa-metragem.
A história envolve o relembrar melancólico de Sophie, interpretada por Celia Rowlson-Hall em sua versão adulta e Frankie Corio em sua versão criança, sobre as férias que tirou com seu pai, Callum (Paul Mescal), na Turquia vinte anos antes.
Apesar de ser repleta de momentos divertidos, o que Wells nos dá é uma leitura melancólica e realista da complexa relação de dualidade entre pais e filhos. Ao explorar as memórias daquela viagem, Sophie reflete sobre o lado deprimido de seu pai que para ela, enquanto criança, era entendível somente até certo ponto.
O desfecho de Callum fica em aberto, para o público decidir a partir de sua interpretação própria. Segundo a diretora, é uma história fictícia baseada em memórias reais, ou, como disse, “emocionalmente autobiográfica”.
O filme foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público, e com ele Mescal consolidou seu nome na indústria. Sua performance lhe rendeu indicações ao BAFTA, Critics’ Choice e Oscar na categoria de Melhor Ator.
‘Carmen’ e ‘Criaturas do Senhor’
Além disso, ainda no ano de 2022, o ator protagonizou ‘Carmen‘, dirigido por Benjamin Millepied. Nele, Carmen, interpretada por Melissa Barrera, foge para os Estados Unidos após o assassinato de sua mãe. Sua vida muda ao encontrar Aidan, um oficial da fronteira com estresse pós-traumático, personagem de Paul Mescal.
Posteriormente, também estrelou ‘Criaturas do Senhor‘, dirigido por Anna Rose Holmer e Saela Davis. O drama psicológico conta a história de uma vila de pescadores na Irlanda que é varrida por fenômenos naturais. A trama foca na decisão de Aileen O’Hara (Emily Watson), uma mãe que ao optar por proteger seu filho Brian (Paul Mescal) causa um impacto devastador em sua comunidade.
‘Foe’ e ‘Todos Nós Desconhecidos’
Em seguida, em 2023, o ator se aventurou na ficção científica com ‘Foe‘, dirigido por Garth Davis. Nele, Mescal interpretou Junior, um fazendeiro casado com Hen, personagem de Saoirse Ronan. Os dois viviam tranquilamente em um território de um mundo quase inabitável, quando um visitante inesperado lhes faz uma proposta inusitada.
Lançado em outubro, ‘Foe’ recebeu avaliações negativas da crítica. Pontos soltos e abordagens filosóficas mal estruturadas abalaram a narrativa do filme. As performances de Mescal e Ronan, no entanto, receberam elogios.
Logo depois, em dezembro, ocorreu o lançamento de ‘Todos Nós Desconhecidos‘, dirigido por Andrew Haigh. Nele, Paul Mescal é protagonista ao lado de Andrew Scott. O drama conta a história de Adam ( Scott), um roteirista solitário de 40 e poucos anos, morador de Londres. Em uma noite, Harry ( Mescal), seu vizinho, o convida para passar a noite juntos.
Assim, o enredo é desenvolvido em torno relacionamento entre Adam e Harry e no contato do roteirista com as suas próprias dores, exploradas em conversas profundas com seus pais, interpretados por Jamie Bell e Claire Foy.
Aqui no Brasil, sua estreia está marcada para 29 de fevereiro de 2024.
‘Gladiador 2’
E pôr fim, escrito por David Scarpa e dirigido por Ridley Scott, ‘Gladiador 2‘, sequência de ‘Gladiador‘ (2000), é o próximo projeto do ator. Seu papel será o de Lucius Verus, o principal, sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix).
O elenco conta com Barry Keoghan, Denzel Washington e Pedro Pascal, entre outros astros. Além disso, está confirmado o retorno de Connie Nielsen, no papel de Lucilla. A grandiosidade do projeto já fez com que Mescal, que tem personalidade mais reservada, admitisse receio em relação à fama que virá após seu lançamento.
O filme será produzido pela Scott Free Productions para a Paramount e Universal Pictures, e seu lançamento será em 22 de novembro de 2024 nos Estados Unidos.
Redatora em experiência sob supervisão de Julia Gabriela.
Matérias muito completas, é bom saber mais sobre os atores, trabalhos e filmes.