A série “Percy Jackson e os Olimpianos” estreou no Disney+ e com isso, o sucesso da aclamada saga de livros Percy Jackson retornou. A produção é baseada nos livros de Rick Riordan, responsável por escrever uma das maiores séries de fantasia infantojuvenil.
Na trama, a série conta a fantástica história do semideus, Percy Jackson, que está começando a aceitar seus poderes divinos. Quando o Deus do Céus, Zeus, o acusa de roubar seu raio mestre. Com a ajuda de seus amigos Grover e Annabeth, Percy deve embarcar em uma grande aventura para encontrar o raio e restaurar a ordem no Olimpo.
Por trás de todo sucesso dessa adaptação, existe o autor que criou esse universo e conquistou milhares de fãs.
Rick Riordan, o “tio Rick”
Richard Russell Riordan Jr., conhecido como Rick Riordan, é considerado o autor mais vendido do New York Times e ganhou notoriedade ao escrever a saga Percy Jackson e Os Olimpianos em 2005. O autor foi professor de inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas e enquanto lecionava, começou a escrever livros de mistério, sendo sua primeira publicação lançada em 1997 e intitulada Tequila Vermelha, da série de livros Tres Navarre.
O autor é casado com Becky Riordan desde 1985, com quem tem dois filhos: Haley e Patrick Riordan. Ele e a esposa são, inclusive, produtores executivos de suas obras, supervisionando as adaptações para TV, incluindo Percy Jackson, As Crônicas de Kane e Daughter of the Deep.
Seus leitores e fãs brasileiros, carinhosamente, o apelidaram de “tio Rick”. Seu universo faz parte de diferentes gerações e os lançamentos ainda não finalizaram. Assim, o “tio Rick” ainda tem muita história pra contar. O autor nunca escondeu seu entusiasmo com os leitores do Brasil e, inclusive, sempre fez questão de demonstrar seu carinho pelas redes sociais.
Percy Jackson e os Olimpianos
Durante parte de sua vida, o autor sempre contava histórias de ninar para seu filho Haley, que amava a mitologia grega. Riordan começou a contar sobre um semideus diagnosticado com TDAH e dislexia, assim como Haley, e deu a ele o nome de Percy Jackson. Mas ele não imaginaria que essa simples história se tornaria uma das maiores fantasias da atualidade.
O primeiro livro oficial da saga vendeu mais de 12 milhões de cópias em quatro anos. A obra apareceu na lista dos mais vendidos do The New York Times, sendo listado como um dos melhores livros para jovens. Ao todo, a franquia possui cinco livros da saga principal: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Entretanto, o universo possui também a saga Os Heróis do Olimpo, a trilogia As Crônicas dos Kane, a trilogia Magnus Chase e os Deuses de Asgard, a saga As Aprovações de Apolo e diversos livros adicionais.
Por fim, Rick Riordan é um autor muito amado pelos leitores. O universo fantástico criado pelo autor não conquistou apenas os leitores, mas sim milhares de pessoas que iniciaram a leitura após suas obras.