Muitas vezes, as séries spin-off não conquistam o sucesso de suas obras originais; veja 9 casos em que isso aconteceu
Algumas séries marcaram época na televisão, conquistando milhões de fãs com tramas inesquecíveis. O sucesso foi tanto que muitas delas renderam spin-offs — produções derivadas que ampliam o universo das histórias originais ou mergulham em personagens específicos.
Quando bem executados, os spin-offs podem alcançar a mesma popularidade e prestígio da série que os inspirou. Porém, nem sempre isso acontece. Em muitos casos, essas produções não conseguem manter o interesse do público e acabam sendo rapidamente canceladas, ficando aquém do material de origem. A seguir, relembramos alguns spin-offs que não repetiram o sucesso das séries originais
CSI: Cyber
Mesmo com grandes nomes em seu elenco como a vencedora do Oscar Patricia Arquette e Ted Danson, CSI: Cyber teve dificuldades em encontrar sua audiência. No segundo ano, teve o reforço do ator Ted Danson, que participou das últimas temporadas de CSI. Danson e Arquette até demonstraram um bom entrosamento em cena, mas a audiência só caiu fechando a temporada com cerca de 6,32 milhões. Para os padrões da rede CBS, isso é bem baixo, de acordo com informações do Deadline. A série focada em crimes virtuais, foi considerada um grande fracasso, com apenas duas temporadas, enquanto que a CSI original durou 15 temporadas, Miami ficou no ar por 10 temporadas e NY por 9 temporadas.
Onde assistir: Disponível no Paramount+.

Criminal Minds: Beyond
O spin-off do sucesso Criminal Minds acompanhava a equipe de resposta internacional responsável por resolver casos fora dos EUA, mas teve dificuldade em conquistar público e registrava baixa audiência. Os produtores cancelaram a série ao final da segunda temporada
Onde assistir: Disponível no Disney+.

Joey: Vida de artista
O personagem mais desligado e sem noção da icônica série de comédia criada por David Crane e Marta Kauffman ganhou sua própria produção após o sucesso estrondoso de Friends. Contudo, os fãs não se conectaram com a história, e a série foi cancelada após duas temporadas. Estrelada por Matt LeBlanc, a trama acompanhava Joey Tribbiani em sua nova jornada: ele se mudava para Los Angeles para impulsionar sua carreira e tentava reestabelecer a relação com sua irmã Gina (Drea de Matteo) e com seu sobrinho Michael (Paulo Costanzo).
Além disso, a equipe criativa de Friends não participou do projeto, apenas Kevin S. Bright, um dos criadores, trabalhou como produtor executivo. Em entrevista publicada no site da Rolling Stone, Bright explicou as alterações e motivos do seriado ter fracassado. “Acredito que tentamos apresentar ao público um Joey ainda não conhecido, tentando desenvolver uma relação e sair com nerds. Nem eu sei o que Joey estava fazendo no seriado, mas não era algo esperado pelos fãs, então não foi um sucesso”, destacou.
Onde assistir: Disponível no Youtube.

Once Upon A Time In Wonderland
A ideia para a série derivada surgiu depois que sua série precursora se tornou uma sensação nas telinhas, acompanhando a vida de personagens clássicos de contos de fadas como Branca de Neve, Príncipe Encantado, Capitão Gancho e outros. Afinal, Once Upon a Time foi um sucesso da ABC que durou sete temporadas. Porém, o spin-off baseado nos romances de Lewis Carroll,
Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho não conquistou o público. Além disso, a série foi pensada inicialmente também como uma minissérie destinada a preencher a lacuna entre as temporadas da série principal, segundo informações do The Hollywood Reporter.
Onde assistir: Disponível na Disney+.

Ravenswood
O canal ABC Family decidiu não renovar Ravenswood para sua segunda temporada. O spin-off de Pretty Little Liars encerrou sua trajetória com dez episódios. Criada por Marlene King, Oliver Goldstick e Joseph Dougherty, que adaptaram a série original da obra de Sara Shepard. Ao longo de sua exibição, a série não conseguiu se consolidar entre o público.

The Blacklist: Redemption
A NBC decidiu cancelar o spin-off The Blacklist: Redemption, depois de uma temporada. A série acompanhava o agente Tom Keen (Ryan Eggold), que se unia ao time de elite de mercenários líderado por Susan “Scottie” Hargrave (Famke Janssen). A série atingiu baixos números de audiência, segundo informações do Deadline esse foi o principal motivo do cancelamento da série.

LEIA TAMBÉM: Scorsese dirige DiCaprio e Jennifer Lawrence em novo filme
The Perfectionists
Em 2019, foi lançada a série Pretty Little Liars: The Perfectionists, criada por I. Marlene King. Na trama, “um assassinato acontece em Beacon Heights, onde nem tudo é tão perfeito como parece. Trabalhando juntas para solucionar o crime, logo fica claro que cada perfeccionista esconde um segredo e precisa de um álibi”, diz a sinopse oficial. A produção ficou no ar apenas por uma temporada e, assim como os demais títulos citados até aqui, não conquistou um grande público para uma renovação.
Onde assistir: HBO Max.

The Winchesters
Supernatural foi um grande sucesso, com 15 temporadas e uma legião de fãs. Os produtores cancelaram The Winchesters, spin-off criado por Robbie Thompson que estreou em 11 de outubro de 2022 e prometia explorar a história de origem dos pais de Dean e Sam Winchester, após apenas uma temporada
Onde assistir: HBO Max

Onde assistir: HBO Max.
Wolf Pack
A Paramount cancelou Wolf Pack, série de lobisomens estrelada por Rodrigo Santoro e Sarah Michelle Gellar. De acordo com a Variety, o estúdio tinha planos de aumentar o público da série em um possível segundo ano. As chances de isso acontecer, no entanto, diminuíram com as greves de Hollywood em 2023, que paralisaram os trabalhos da atração e encerraram de vez a chance de uma nova temporada.
O mesmo criador de Teen Wolf, série que foi ao ar entre 2011 e 2017, desenvolveu este spin-off. Na trama, um grupo de adolescentes enfrenta uma criatura sobrenatural despertada durante um incêndio suspeito na floresta.
Onde assistir: Paramount.

Onde assistir: Disponível no Paramount+.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.