Fugir dos livros literários e encontrar obras de não ficção que tratem de assuntos práticos da vida, ou da sociedade, pode ser uma tarefa complicada em tempos de informações rápidas. Assim, separamos sete livros para quem quer fugir da bolha e conhecer outros tipos de literatura.
Pedagogia como Autonomia
De Paulo Freire, então considerado um dos maiores autores contemporâneos do nosso país, o autor propõe uma prática pedagógica baseada no diálogo, com base no respeito, no diálogo e na formação de sujeitos conscientes. Sendo visto como um clássico da educação crítica, a obra aborda a pedagogia com amor e cuidado.
Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir
Nessa coletânea de textos, Rubem Alves oferece uma leitura sensível que também aborda a educação. Dessa forma, a obra questiona a rigidez do ensino tradicional enquanto sonha com uma escola mais poética e afetuosa.
Economia do Desejo
Longe das fórmulas mágicas para um enriquecimento rápido, os argentinos Mariano Tommasi e Ernesto Schargrodsky então mostram como as decisões econômicas são intrinsecamente ligadas a desejos, comportamentos e contextos sociais.
O Capital no Século XXI
Escrito pela economista Thomas Piketty, a obra traz uma profunda e histórica análise sobre a desigualdade de renda mundial, tendo como base dados seculares. O livro assim se tornou uma leitura obrigatória para aqueles que querem entender como o acúmulo de capital molda a sociedade contemporânea.
O Corpo Guarda as Marcas
Escrito pelo psiquiatra Bessel ven der Kolk, o livro de não ficção se tornou uma referência mundial. Baseada em estudos de neurociência e décadas de trabalho clínico, a obra mostra como traumas vividos impactam o corpo e a vida emocional, sugerindo caminhos terapêuticos eficazes e sensíveis.
Sociedade do Cansaço
A obra do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han apresenta uma reflexão acerca do excesso de positividade, desempenho e produtividade que acaba esgotando a humanidade na sociedade moderna.
Homens Explicam Tudo para Mim
A ensaísta americana Rebecca Solnit apresenta uma coletânea de textos que falam sobre desigualdade de gênero, linguagem e silenciamento das mulheres. Marcado por uma escrita afiada e sólidos argumentos, o livro traz um forte debate sobre as estruturas de poder nas relações cotidianas.
Leia também: Academia Brasileira de Letras completa 128 anos
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.