Hoje, 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra. Dia e mês onde os conteúdos com protagonismo preto estão em alta, porém muito se fala sobre conteúdos que abordam o racismo, preconceito e história. Para que você branco, veja como é ser uma pessoa negra na sociedade, ou para que você preto, veja um pouco mais da sua história e de seus antepassados.
Mas nem só de assuntos pesados, densos e cheios de drama vive o povo preto. Por isso listamos alguns conteúdos mais leves, de comédia, romance e afins protagonizados por atores e atrizes pretas. Para você ter um respiro da parte ruim sem deixar de se conscientizar e dar visibilidade a estes conteúdos.
Vale nigth | Filme | Star+
Um “vale night” é o sonho de consumo de todo casal com filho pequeno. Daiana cansada das responsabilidades do primeiro filho, resolve passar a noite com as amigas, mas para isso precisa deixar o filho com o pai da criança.
- Elenco: Gabriela Dias, Pedro Ottoni, Linn da Quebrada
- Diretor: Luis Pinheiro
- Gênero: Comédia
- Classificação: 16 anos
De férias da família | Filme | Netflix
De férias sem a família pela primeira vez em anos, um pai dedicado parte para o aniversário alucinante de um velho amigo festeiro.
- Elenco: Kevin Hart, Mark Wahlberg, Regina Hall
- Direção: John Hamburg
- Gênero: Comédia
- Classificação: 16 anos
Paternidade | Filme | Amazon e Netflix
Nesse filme inspirado em uma história real, Kevin Hart interpreta um pai viúvo que lida com dúvidas, medos, decepções e mamadeiras ao assumir a tarefa de cuidar de sua filha sozinho.
- Elenco: Kevin Hart , Alfre Woodard , Lil Rel Howery
- Direção: Paul Weitz
- Gênero: Baseado em vida real, Filmes baseados em livros, Comédia dramática
- Classificação: 12 anos
Reunião de família | Série | Netflix
Quando a família McKellan se muda de Seattle para uma cidadezinha na Geórgia, a vida no sul dos EUA e os avós conservadores desafiam seu estilo de vida.
- Elenco: Tia Mowry-Hardrict, Loretta Devine, Anthony Alabi
- Criação: Meg DeLoatch
- Gênero: Sitcom, Comédia televisiva
- Classificação: 10 anos
Um Príncipe em Nova York 2| Filme | amazon prime video
Akeem e Semmi estão de volta! Situado no exuberante e real país de Zamunda, o recém-coroado Rei Akeem (Eddie Murphy) e seu confiável confidente Semmi (Arsenio Hall) embarcam em uma nova aventura hilária que os leva a atravessar o globo de sua grande nação africana até o bairro. de Queens, Nova York – onde tudo começou.
- Elenco: Eddie Murphy , Arsenio Hall , Jermaine Fowleri
- Director: Craig Brewer
- Gênero:Comédia , Romance
- Classificação: 14 anos
Wendell & Wild | Filme | Netflix
Para deixar o submundo e curtir a terra dos vivos, dois demônios ardilosos fazem um acordo com uma adolecente fã de punk rock.
- Elenco: Keegan-Michael Key, Jordan Peele, Lyric Ross
- Direção: Henry Selick
- Gênero: Filmes para a família, Comédia
- Classificação: 12 anos
Entergalactic | Filme | Netflix
O artista Jabari tenta equilibrar amor e sucesso ao se mudar para um apartamento dos sonhos e se apaixonar pela nova vizinha.
- Elenco: Kid Cudi, Jessica Williams (II), Timothée Chalamet
- Direção: Fletcher Moules
- Gênero: Hip-Hop, Comédia romântica
- Classificação: 16 anos
Canvas | Curta metragem | Netflix
Após uma grande perda, um avô abandona o entusiasmo pela pintura – até encontrar a inspiração para voltar a criar.
- Direção:Frank E. Abney III
- Gênero: Drama
- Classificação: Livre
Batwoman | Série | HBOMax
Kate Kane interpretada pela atriz Ruby Rose assume a identidade de Batwoman para proteger a cidade após o desaparecimento de seu primo, Bruce Wayne. Mas, na segunda temporada da série a personagem tem o mesmo destino que o primo e é dada como desaparecida. Com isso, Ryan Wilder, interpretada pela atriz Javicia Leslie acaba por vestir o manto de Batwoman e dá continuidade à missão de proteger as ruas de Gotham City.
- Elenco: Javicia Leslie, Rachel Skarsten, Meagan Tandy
- Criado por Caroline Dries
- Gênero: Drama, História de super-herói
- Classificação: 14 anos
Quando se pesquisa sobre conteúdos com protagonismo negro encontra-se muitos conteúdos que abordam preconceitos, sejam eles estruturais ou conscientes, e a criminalidade. Conteúdos estes que expõe as lutas diárias de quem tem a pele escura.
É importante que estes conteúdos sejam consumidos para que as pessoas se conscientizem dessa realidade, no Brasil e em boa parte do Mundo. São conteúdos educativos!
Mas é interessante também ver o povo preto em contextos corriqueiros, o povo preto também tem histórias lindas de romance, casos engraçados de família e amigos, viagens bacanas, em histórias de fantasias das mais mirabolantes e coisas do tipo. Consumir produções que colocam o negro nestes cenários é importante para normalizar e tornar popular ver pessoas pretas em cenários dos mais diferentes tipos.
Por fim, com esta lista os desejo um bom dia da consciência negra.