O selo Bauru da Laboralivros está lançando Contos Fantásticos Coreanos: Feiticeiras, Fantasmas & Outras Criaturas Mágicas. Uma coletânea inédita de 53 contos da Coreia antiga, de autoria dos escritores Im Bang e Yi Ryuk. As histórias foram escritas entre os séculos XVI e XVII. São narrativas repletas de elementos da cultura da região, como lendas cheias de criaturas sobrenaturais, feiticeiros, duendes, assim como outros personagens.

O tradutor, educador e missionário James Scarth Gale traduziu esses contos para o inglês. Ele viveu na Coreia entre o final do século XIX e o início do século XX. Gale também ficou conhecido por traduzir a Bíblia para o coreano. Além disso, existem registros de que ele contribuiu muito para a divulgação de obras coreanas para a população do acidente.

O trabalho de pesquisa do qual resultou o livro, buscou retomar as origens. Por isso, muitos dos termos que J. S. Gale adaptou para a cultura ocidental foram novamente traduzidos para o coreano. Um exemplo é a expressão yojeongque significa fada. Quem ler os contos, não vai encontrar uma bruxa ou feiticeira, e sim uma mudang.

Através dos 53 contos, o leitor pode viajar pela história da Coreia, assim como conhecer novos personagens fantásticos fascinantes, que vivem grandes aventuras. O livro está disponível para compra com desconto no site da editora, assim como na Amazon (físico e e-book). A tradução é de Ana Cláudia Ramuski, Felipe Medeiros e Lua Bueno Cyríaco.

Cultura Asiática

Crédito: Laboralivros

Contos Fantásticos Coreanos é a primeira obra da coleção de contos asiáticos da Bauru. Os outros dois livros, “Contos Fantásticos Chineses” e “Contos Fantásticos Japoneses”, procuram, da mesma forma, levar os leitores a conhecer mais sobre a história e cultura dos países asiáticos.

O interesse pela cultura da Coreia está em alta, principalmente após a popularização dos grupos de K-pop no ocidente e com a crescente comercialização de séries e novelas (dramas) para a televisão e o streaming.  O interesse pela literatura tem aumentado, e muitas obras já constam nas principais plataformas de venda, como a Amazon.