Coração sem Medo“, de Itamar Vieira Junior, já está entre nós. A obra encerra a Trilogia da Terra, iniciada por “Torto Arado” e seguida por “Salvar o Fogo”. Dessa vez, o autor apresenta a história de Rita Preta, descendente de Donana Chapéu Grande.

Rita é operadora de caixa em um supermercado na Bahia e mãe de três filhos. No entanto, sua vida muda completamente quando um de seus filhos desaparece sem deixar sinais. A partir desse momento, ela inicia uma jornada em busca da verdade, tentando entender o que aconteceu e como reencontrá-lo.

Enquanto vive a dor da ausência, Rita precisa lidar com outras questões. Ela teme perder o emprego, enfrenta o risco de terminar o relacionamento com um caminhoneiro e sente o peso da violência que cerca o desaparecimento. Além disso, precisa encarar a própria fragilidade diante da finitude da vida.

Durante a busca, Rita revisita lembranças de um passado difícil. Recorda o momento em que deixou a casa de campo da família para trabalhar como empregada doméstica na cidade, ainda muito jovem, a relação conturbada com a avó e o desaparecimento da filha de Donana. Entre memórias e arrependimentos, ela carrega a culpa por um trágico acidente com um dos irmãos.

Assim, ao costurar passado e presente, Rita descobre novas formas de resistir. Uma obra profundamente brasileira, Itamar Vieira Junior encerra a trilogia com o enredo de uma mulher que, para resolver o presente e o futuro, precisa revisitar suas próprias raízes.

Imagem de capa: Reprodução / Amazon