A obra “Artes na Educação Infantil a partir da Abordagem Triangular” surge de um curso oferecido pelo SESC em São Paulo. Organizado por Ana Mae Barbosa e Sidiney Peterson de Lima, os profissionais presentes nesta obra defendem a ideia de interculturalidade, educação antirracista, inclusiva e crítica.

Além disso, marcado por diálogos entre especialistas da Arte-Educação, a obra se inscreve como uma possibilidade de continuidade e desdobramento do curso, como forma de alcançar outros educadores(as), familiares e pessoas interessadas em geral. O livro, portanto, é composto por um conjunto de 10 textos elaborados por arte-educadores(as) de diferentes regiões geopolíticas, formação e experiências com Artes Visuais na Educação Infantil.

Sobre a obra

“Artes na Educação Infantil a partir da Abordagem Triangular” representa uma valiosa contribuição para o campo da Arte-Educação. Com sua perspectiva inclusiva e intercultural, a obra não apenas amplia o alcance das reflexões iniciadas no curso original, mas também oferece a educadores, familiares e interessados uma ferramenta prática e teórica para enriquecer o ensino de artes visuais na infância.

Além disso, a Abordagem Triangular, presente no título desta obra, foi proposta pela própria organizadora, Ana Mae Barbosa, Professora Titular Emérita da USP. O método consiste no ensino de artes integrando três pontos fundamentais no processo de aprendizado: produção (fazer artístico), leitura da obra de arte (ensino da interpretação da arte) e história da arte (estudo dos contextos históricos). Desta forma, o aluno desenvolve uma visão mais completa e integrada da disciplina.

Assim, o livro reforça a importância de um aprendizado que vá além da técnica, englobando o fazer artístico, a interpretação crítica e o contexto histórico, proporcionando uma formação mais completa e significativa para as crianças.

Sobre os organizadores

Foto: Editora Timo / Roberto Almeida

Ana Mae Barbosa é Professora Titular Emérita da USP. Atualmente, ensina no PPG da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de las Artes (UNA)/ Buenos Aires (Argentina) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, tem Mestrado e Doutorado nos Estados Unidos.

Sidiney Peterson Ferreira de Lima tem Doutorado, em Artes, pelo Instituto de Artes (2020). É Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP (2014). Graduado em Pedagogia pela Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)-2010. Também é vice-presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (gestão 2022-2023).

Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes