O Brasil possui muitas produções interessantes, ganhando cada vez mais notoriedade internacional. E um gênero que tem crescido bastante em nosso país é o terror. Produções como “Recife Assombrado” e “Desalma” mostram o potencial do nosso país nos gêneros de terror e suspense. E agora temos o filme “Abraço de Mãe”, estrelado por Marjorie Estiano.
“Abraço de Mãe” (A Mother’s Embrace) é um filme de ficção e terror, dirigido pelo argentino Cristian Ponce, e conta a história de Ana, uma jovem bombeira, interpretada por Marjorie Estiano, que possui um trauma do passado e está envolvida em um mistério sobrenatual.
A produção lembra bastante a atmosfera da série “Stranger Things” e é uma aposta do cinema de terror latino-americano. Além disso traz toda uma pegada de horror cósmico de H. P. Lovecraft, responsável por criar o Cthulhu , entidade cósmica bastante popular na cultura nerd e geek.
A direção é de Cristian Ponce conhecido pelo premiado “Historia de lo Oculto”. O roteiro é de Ponce, André Pereira e Gabriela Capello. Marjorie Estiano, Chandelly Braz, Javier Drolas, Reynaldo Machado, Val Perré integram o elenco.
A história de “Abraço de Mãe”
O filme começa com Ana, ainda criança, tomando um copo de leite com algum remédio dissolvido nele. Em seguida elas vão para um parque que tinha uma estátua de uma boneca, tipo a Boneca Eva, que fez sucesso nos anos 80. O museu tem como objetivo de promover uma viagem desconhecida e interessantíssima pelo corpo humano.
Entretanto elas começam a sentir algo estranho, ficam meio dopadas, ainda mais quando chegam na parte onde fica exposto o feto humano. Existe um certo mistério em relação a essa representação do feto. Uma energia mística e sinistra o envolve. Depois disso elas vão para casa e dormem. Ana que está dormindo abraçada com sua mãe, acorda e vê que o local está pegando fogo. Acorda sua mãe, mas ela está muito dopada. Ela olha para o adesivo de polvo em sua casa. Depois disso, ela percebe que ao mesmo tempo que o local pegava fogo, ela via imagens do feto da criança e um tentáculo encosta em seu braço. Entretanto, quando percebe, era uma queimadura. Um pouco depois ela é resgatada e o filme dá um salto temporal.
Em fevereiro de 1996, durante um dos temporais mais impiedosos que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, uma equipe dos bombeiros recebe um chamado para evacuar um asilo com risco de desabamento. Ana (Marjorie Estiano), uma jovem bombeira afastada após sofrer um ataque de pânico em uma operação, se vê retornando à sua antiga equipe de resgate. Ao chegarem ao local, os bombeiros descobrem que os misteriosos moradores do asilo têm outros planos com a chegada da chuva. Ana terá que enfrentar seu próprio passado para sobreviver e salvar os outros antes que seja tarde demais.
Um filme envolvente que te prende do início ao fim
“Abraço de Mãe” possui um roteiro envolvente, repleto de mistérios e que atrai a atenção do espectador do início ao fim. A atmosfera de suspense na produção é sensacional. Desde o primeiro minuto do filme são apresentados elementos que chamam a atenção do espectador, desde um adesivo no cenário a até mesmo tentáculos e pessoas misteriosas. Confesso que senti falta de algumas explicações sobre o envolvimento da personagem principal e motivações que não atrapalham a experiência do filme. Espero que façam uma continuação para o filme desenvolvendo mais toda a mitologia abordada.
A direção de Cristian Ponce é outro ponto sensacional. Ponce entrega um obra interessante, envolvente e que dá um gostinho de quero mais. E isso se junta com a questão da fotografia do filme. Com um cenário de um casarão antigo e bem afetado pelo tempo, tem-se um ótimo lugar para um filme de terror e suspense que se encaixa perfeitamente com a trilha sonora e a forma como foi filmado.
Como todo filme de terror e suspense, sempre há um personagem mais caricato que acaba sendo uma vítima fácil. E isso não fica por fora em “Abraço de Mãe”. Temos a introdução de um personagem no início do filme que parecia ter algum sentimento por Ana, mas que acaba sendo deixado de lado.
Sobre bombeiros e ocultismo cósmico
A interpretação de Marjorie Estiano, indicada ao Emmy Internacional por seu papel na série “Sob Pressão”, é incrível. Ela entrega uma personagem forte, cativante, complexa e com um trauma que a circula desde a infância. Marjorie cada vez mais mostra seus dons artísticos, sendo uma atriz realmente completa.
Os outros atores também entregam ótimas atuações. Destaque para Val Perré e Reynaldo Machado que juntamente com Marjorie Estiano, entregaram ótimos bombeiros. É muito importante termos produções que retratem com seriedade a importância do trabalho dos bombeiros. Percebe-se todo um estudo e preparo dos atores para entregar e reproduzir com seriedade esse trabalho tão importante.
Além disso, é impossível não perceber a influência Lovecraftiana na produção. Tudo gira em torno de polvos, tentáculos e um ocultismo que dá aquela sensação de quero mais. É como se fôssemos jogados dentro de algo que já possui uma vida própria. Como se já existisse um universo todo criado e a história ocorresse dentro dele. Para os fãs de Lovecraft será fácil entender o que estou falando. Entretanto essa falta de explicações sobre o passado, o objetivo em si do que está acontecendo, podem deixar alguns espectadores insatisfeitos, ou então querendo uma sequência explorando mais esse universo.
Dessa forma, como ponto negativo, a produção ao mesmo tempo que traz um suspense, passa pelo terror psicológico, e pula para o horror cósmico, acabando por não desenvolver nenhum deles. O que dá a entender que a prioridade era mostrar como a personagem Ana iria sair de toda a situação.
Vale a pena assistir “Abraço de Mãe”
“Abraço de Mãe” certamente é um filme que merece nossa atenção. É uma produção brasileira de alto nível de qualidade e traz bons elementos de suspense e terror, conseguindo prender o espectador até a sua conclusão.
Para os fãs de terror, podem assistir tranquilamente que terão uma boa experiência. Para quem não curte o gênero, a produção também irá agradar, considerando que ela entrega um terror leve com um suspense na medida correta.
Por fim, “Abraço de Mãe” estréia no dia 23 de outubro na Netflix.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.