Adeus, Garoto nos apresenta Attilio (Marco Adamo), um jovem de dezessete anos, com o trabalho de proteger uma jovem prostituta em um bairro de Nápoles. Além disso, precisará lidar com um agiota que está atrás do pai de Attilio por conta de dívidas. Enquanto tenta lidar com a fase final de adolescência e início da vida adulta.

Assim, o jovem tem a missão de vigiar Anastasia (Anastasia Kaletchuk), e desse trabalho surge um sentimento que fará o jovem fazer escolhas. O diretor Edgardo Pistone traz uma história cheia de dilemas e aprendizados, com uma visão dos jovens e os problemas mundanos. Bem como, a incerteza das suas ações e como escapar do caos trazido pelas pessoas ao redor.

  • Adeus, Garoto - Attilio e Anastasia
  • Adeus, Garoto - Attilio e o pai
  • Adeus, Garoto - Bar com os amigos

Adeus, Garoto — Pessoas vivem com segredos

Desde o início do filme, você percebe que todos parecem guardar segredos, e não podem compartilhar com os de fora. Assim, percebemos que cada personagem tem uma bagagem enorme, mesmo alguns com pouca idade. Ainda assim, as questões de cada um fazem com que esses segredos acompanhem eles durante a história.

Dessa forma, o filme não aborda esses dilemas falando abertamente para o público, mas você consegue observar cada detalhe deles. Sendo um pai com problemas de álcool e jogos de azar, uma mãe tentando a todo custo proteger seu filho, além de uma jovem não falando para a família sua real situação. Esses momentos nos mostram como a vida é difícil, e Attilio parece estar tentando fugir, mas sempre volta para o mesmo lugar.

Com isso, as atuações dos atores se sobressai e contam a história de uma forma especial. Nada é jogado, é tudo pensando pela direção e trabalha os personagens para essa busca de se entender.

Fotografia em preto e branco

Adeus, Garoto também traz o desafio do filme em preto e branco, Pistone mostrou como trabalhar com esse estilo de fotografia. O filme não se perde, e a iluminação desses detalhes mostra o cuidado com o estilo. O diretor não fez para parecer “diferentão”, mas porque sabe trabalhar dessa forma.

A fotografia oferece uma perspectiva visual que contribui para a compreensão da história, e é um dos personagens principais junto de Attilio e Anastasia. Nesse sentido, o preto e branco do filme traz as nuances da narrativa. Além da fotografia, nada é monocromático, você consegue enxergar as cores e a dualidade desses personagens, eles não são só o que aparentam na tela. Há muito mais do que estamos assistindo e ouvindo sobre eles.

Attilio e Anastasia

A relação entre os dois personagens começa com o silêncio, eles não sabem nada um do outro e Attilio quer conhecer a garota. Entretanto, Anastasia não quer demonstrar nada para o seu vigia, somente faça seu trabalho. Com os dias passando, você observa que eles criam uma conexão e se atraem durante essa jornada. Dessa forma, Attilio precisará ajudar Anastasia a sair dessa situação, e resolver seus problemas.

Bem como, ele ainda terá que enfrentar muitos dilemas antes de tomar alguma decisão. Assim como, ela precisará confiar nele para falar sobre si e também deixá-lo a ajudar. Attilio e Anastasia passam os dias e madrugadas juntos, só se separam em poucos momentos, e isso traz a tona os sentimentos de ambos. A riqueza dos detalhes quando eles unem as mãos, quando dormem no ônibus, e até mesmo quando conversam, tudo é o sentimento sendo aflorado.

Os dois querem estar juntos, mesmo sabendo que será uma tarefa difícil e eles não sabem se conseguirão confiar um no outro. Entretanto, a história é sobre a vida e ela tem muitos dilemas para todos nós, principalmente para quem precisa lidar com problema de outras pessoas, ou os que adquirimos durante nossa jornada.

Adeus, Garoto - Attilio e Anastasia no onibus
Foto: Divulgação

Vale a pena assistir Adeus, Garoto?

Esse filme é espetacular e vale várias assistidas, pois certamente não conseguirá ver tudo numa só olhada. Todos os detalhes, nuances e dilemas sendo construídos, os desafios e problemas dos personagens é extremamente rico. O filme aborda a vida de uma maneira clara, mas com toques para interpretações sobre a mesma. Assim, você terá que assistir com bastante concentração para entrar nesse mundo de Adeus, Garoto.

Nesse sentido, cada momento entre os personagens é único. E os sentimentos trazidos por Attilio e Anastasia fazem você se perguntar o que acontecerá com eles, e se conseguirão realizar seus desejos profundos. Bem como, a fotografia é o toque especial e é quem te guiará nessa história.

Adeus, Garoto é uma excelente escolha para qualquer momento, até mesmo para observar a vida e os nossos próprios dilemas.