Arthur e Merlin: Os Cavaleiros de Camelot é um lançamento de 2020 distribuído pela A2 Filmes que traz uma releitura da lenda do Rei Arthur.

Sinopse:

“O rei Arthur volta para casa depois de lutar contra o Império Romano. Seu filho ilegítimo corrompeu o trono de Camelot e o rei Arthur deve se reunir com o bruxo Merlin e os cavaleiros da Távola Redonda para lutar para recuperar sua coroa.”
Foto: Reprodução / Vigilia Nerd

Crítica

Então focado no caminho de volta de Arthur para casa, o rei neste filme é mostrado em sua forma mais humana. Nesse sentido, evidencia-se seus medos, inseguranças, e as desilusões no caminho para se tornar de novo a imagem que os cavaleiros adoram. Entretanto, dotado de uma introdução bem construída e um suspense constante, o que seria o “meio” do filme deixa um pouco a desejar quanto ao clímax. Bem como o fim, que, embora relacionado com a honra indiscutível de Arthur, poderia ter um efeito que conversasse mais com toda a carnificina para chegar ali.

Dito isso, vale ressaltar que as aparições de Merlin são dotadas de sabedoria e lições que guiam Arthur de volta à sua glória. Uma passagem marcante é quando Arthur pergunta: “E se eu nunca estiver pronto?” Ao passo que Merlin responde: “Então finja que sim até realmente estar.”

Seguindo por essa linha, a trilha sonora acompanha os momentos de forma instigante, não notória. Assim um leve a mais para os sentimentos de angústia nos momentos escondidos dos personagens. Ainda nesse sentido, então, o filme Arthur e Merlin: Os Cavaleiros de Camelot apresenta uma iluminação mais baixa na maior parte de suas cenas. O que traz batalhas mais impessoais, com pequenos pontos de foco. Para a proposta de releitura de uma lenda, a iluminação conversa com a época de outras representações, mas contrasta com as minhas expectativas.

Em suma, o filme tem um caminhar dramático pelo reencontro de Arthur com seu propósito como rei. Mas, para os amantes dos Cavaleiros da Távola Redonda, é uma produção que também os visita e leva ao combate.

Siga também o Portal no Instagram.

Atualizado 18/03/2022 às 17:16 horas.