Você nasce e cresce sob a proteção dos pais, sua mãe está ao seu lado a todos os momentos, e você faz amigos queridos, esse é Bambi. Uma das histórias mais queridas da Disney, chega nos cinemas em uma versão live-action.

“Bambi: Uma Aventura na Floresta” com direção de Michel Fessler e roteiro adaptado do livro de Felix Salten é uma experiência para toda família, para alguns será revisitar uma história já conhecida com sensação de infância, para outros a primeira experiência.

Com produção de Jean-pierre Bailly, Stéphane Millière, Réginald De Guillebon e Marion Delord, o live-action optou por ser narrado 100%, confesso que achei melhor do que ver animais reais falando. Porém, quando se pensa em Bambi, as pessoas ainda têm em mente a versão da animação e acaba por ser uma quebra de expectativas.

Sobre o filme

Mãe de mãe o bebê cervo após nascimento
Cena do nascimento de Bambi. Créditos: Reprodução

Em uma jornada de descoberta e superação, o jovem cervo Bambi explora a vida na floresta ao lado de sua mãe amorosa, aprendendo sobre amizade, natureza e esperança. Ao crescer, ele conhece Faline, sua futura amada, e vive momentos de alegria e perda ao perder sua mãe para caçadores. Sob a proteção de seu pai, o Príncipe, Bambi enfrenta os desafios da vida selvagem e aprende a se fortalecer e se tornar independente.

Informações não requisitadas, apesar de crescer ouvindo sobre a história de Bambi, saber o que abordava, não fui impactada pelo fenômeno, então essa foi a primeira experiência com o pequeno cervo.

Sua história envolvente, imagens belíssimas, mas devo informa logo de início que talvez essa versão do conto de Bambi, não seja para todos. A produção tem, sim, ação, roteiro e uma ótima execução, mas a maneira como a história é contada, parece muito com um documentário.  

Bambi mostra lições para vida

Bambi e o Sr. Corvo
Bambi e seu amigo Sr. Corvo. Créditos: Reprodução

A essência de Bambi continua intacta, o filme mantém os ensinamentos que marcaram parte da infância de muitas crianças. O que é uma forma de pais e filhos se entrosarem, claro dependendo muito da faixa etária da criança. No entanto, desde as primeiras cenas, existem mensagens sobre o nascimento e a vida, o que se aplica tanto para a vida na floresta quanto no dia a dia de qualquer ser humano.

A mãe de Bambi esteve presente em toda sua vida dos primeiros segundos até estar pronto para explorar a floresta. Assim como seus amigos, amizades talvez improváveis, mas que marcam o elo criando entre pessoas que crescem junta e se querem bem. Prova disso, é a longa amizade entre o cervo, o corvo, o coelho e o gambá.

Os amigos de Bambi sempre estiveram com ele em todos os momentos, até nos mais difíceis, quando o jovem cervo precisa seguir sem a proteção de sua mãe. Dessa forma, Bambi mostra os perigos da floresta, como a vida é preciosa e, ao mesmo tempo, frágil, mas que com as pessoas certas do lado, você segue em frente.

E que não importa, aonde vá, você sempre pode reencontrar pessoas queridas e ter com quem contar e guiá-lo pelo caminho.

Produção e execução

Bambi tem cenas incríveis, em seu início o espectador presencia o nascimento do cervo e seus primeiros passos, cenas emocionantes e reais que acaba por deixar ainda mais fantástico. Um grande acerto, já que os produtores queriam distanciar o live-action da versão fantasiosa criada pela Disney. Durante todo o filme é possível se sentir na floresta, a trilha sonora, seja o som ambiente e a música tudo ajuda a guiar, quem assiste pela história e por cada emoção.

Diferente do desenho, não existem conversas entre os animais, mas sim a narradora conta o que acontece conforme acompanhamos as cenas e ações dos animais. Uma das grandes mudanças no filme, foi a morte da mãe de Bambi, que impactou uma geração. Sem cenas de violência, ficamos com a narrativa, o som dos tiros e a cena de Bambi, agora seguindo seu caminho sozinho.

Floresta do filme Bambi: Uma Aventura na Floresta
Cena da floresta vista de cima. Créditos: Reprodução

Os sons são aspectos marcantes do longa, ajuda ao espectador também ser impactado da mesma forma que os animais em tela. O verde da floresta dá um ar de esperança, novidade, mas seus tons podem mudar de acordo a emoção que desejam passar para quem assiste.

Porém, apesar de tudo, em alguns momentos é possível sentir que acompanha um documentário sobre a vida animal. Mas, claro, com mais emoção e uma pouco mais de graça.

Vale Apena assistir, Bambi?

Para você que é fã da história e deseja compartilhar a experiência com os filhos, com certeza sim. Caso você espera mais um live-action estilo Rei Leão ou O Livro da Floresta, pode sair um pouco decepcionado. Em modo geral é uma experiência válida, com animais belíssimos, lições sobre a vida, perfeito para compartilhar em família.

Bambi: Uma Aventura na Floresta” estreia 28 de agosto de 2025 nos cinemas.

Imagem de Capa: Reprodução