O que é família pra você? Uma junção de pessoas que compartilham o mesmo sentimento, laços criados a partir de sangue ou bagunça generalizada? Seja qual for a resposta, uma coisa é certa: não podemos viver sem. E é exatamente esse tema que “Barraco em Família” (2023) aborda.

Com produção de Marcelo Braga e direção de Maurício Eça, que já trabalharam juntos em “A Menina que Matou os Pais” (2020), o longa acompanha Kéllen, interpretada por Lellê. Após subir na carreira de cantora, a menina se muda para um bairro de classe alta e deixa o seu passado, e família, para trás. No entanto, tudo começa a mudar quando, após ser ameaçada a ter um vídeo vazado, ela tem que voltar à casa da mãe – na área periférica de São Paulo.

Com medo do “cancelamento”, Kéllen passa a tentar melhorar a sua imagem, junto com a sua divertida agente Edna (Nany People). A partir daí, começa uma série de investigações, limpeza de roupa suja e desentendimentos entre os membros da família, tudo de forma muito divertida.

Trata-se de um filme que pode levá-lo facilmente dos risos às lágrimas, principalmente devido a dinâmica dos atores e atuação impecável de Cacau, que interpreta Cleide, mãe de Kéllen. 

Barraco em Família
Reprodução: Instagram

Cultura do Cancelamento

Além de mostrar o cotidiano da típica família brasileira, o filme aborda temas importantes, como o efeito da internet na vida das pessoas e a cultura do cancelamento. 

Para quem não é familiarizado com a expressão, a “cultura do cancelamento” foi eleito o termo do ano em 2019, pelo Dicionário Macquarie – que costuma selecionar as palavras e expressões que mais caracterizam o comportamento do ser humano em um determinado ano. 

O cancelamento visa “educar” o cancelado. Nele, a pessoa ou grupo deixa de existir na vida das pessoas como forma de punição, podendo ser temporário ou não. No entanto, ninguém se mostra totalmente na internet e, até agora, tudo o que a cultura do cancelamento fez foi espalhar ódio. 

Assim, em Barraco em Família, os telespectadores são convidados a se questionar até quando realmente conhecemos o influenciador, ator, cantor, ou até mesmo escritor que acompanhamos para julgá-lo.

Representatividade

Com um elenco majoritariamente negro, o filme também acerta na representividade, mudando estereótipos comuns no cinema. O elenco também conta com grandes nomes como Robson Nunes, no papel de Kleverson, Sandra de Sá, como Zuleika, Jeniffer Nascimento, como Jéssica e Yuri Marçal, como Wanderley. 

Além disso, o filme conta com Lena Roque, que além de atuar também foi responsável pelo roteiro, e o com o comediante Maurício de Barros. Barraco de Família marca a estreia do cantor Péricles e do jornalista e influenciador Hugo Gloss nas telinhas.

Trilha Sonora

Quanto à trilha sonora, ela não poderia ter melhores escolhas, pois ajudam a trazer diversão e emoção aos momentos certos. É um filme sobre amizade, recomeço, perdão, amor e, sobretudo, sobre família. Afinal de contas, nenhuma família é perfeita, mas ela faz parte de quem somos e quem queremos ser.

O filme chega dia 11 de maio de 2023 nos cinemas brasileiros.