O filme alemão “Coisas do amor” (Liebesdings), é a mais recente comédia romântica dirigida por Anika Decker e chega no início de abril aos cinemas brasileiros. Marvin Bosch é um famoso ator de Berlin e extremamente conhecido por toda a Alemanha. Ao se deparar com infelizes surpresas no campo profissional e na tentativa de fugir da mira dos fãs e da imprensa, Marvin acaba se refugiando em um teatro independente. Ele e sua equipe tentam lidar com toda crise, enquanto o teatro também tenta achar soluções para seus problemas.
“Coisas do Amor” é uma comédia romântica que tenta trazer pontos feministas e abraçar diversidades, fazendo deste, o tema principal do longa. Porém, assim como o título, a obra também não é muito criativa. Digo, até mesmo quem é fã desse gênero e adora um clichê, pode achar esse filme um pouco cansativo.
Há várias questões que podem ser analisadas, como por exemplo, a dinâmica de um filme alemão. É fato que cada país tem seu modo de contar às vezes as mesmas histórias com narrativas totalmente diferentes.
Algo que se nota logo de cara, é a fotografia convidativa do filme. Ela te abraça e por mais que às vezes, você pense: “ok, mas o que mais você tem pra me mostrar?”, ou “que horas eu vou me emocionar?” e até “era pra eu estar torcendo para esse casal?”, é tudo tão bonito visualmente que você apenas se deixa levar.
Promete mais do que cumpre
Acredito que a diretora Anika Decker teve boas intenções quando trouxe esse tipo de debate durante o filme. A parte boa é que realmente falam sobre pautas feministas e LGBTQIAP+ de uma maneira divertida e leve, até dando protagonismo para alguns. Em controvérsia, o roteiro fica cansativo quando ele apenas fala e na prática, não entrega quase nada. Isso reforça um estereótipo militante que só mantém um público que já pensa igual, e afasta quem pensa diferente.
As atuações são convincentes, porém o roteiro não exige muito. Os atores e personagens acertam no quesito simpatia, e você se pega gostando individualmente de alguns.
Talvez “Coisas do Amor” não te marque, e seja mais um filme da sessão da tarde. Porém, pode te proporcionar alguns ótimos momentos de risadas, com simples cenas cômicas, nada exagerado e apelativo, o que apenas soma aos pontos positivos da obra.
Assista ao TRAILER de “Coisas do Amor”.