Dia dos Mortos (Day of the Dead) é um clássico dos filmes de terror, lançado em 1985. O filme é o terceiro da série de filmes de zumbis de Romero, precedido por Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead) de 1968 e Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead) de 1978. O filme é conhecido por sua atmosfera sombria e claustrofóbica, bem como por suas cenas de violência gráfica e efeitos especiais impressionantes para a época.

A direção e o roteiro é de George A. Romero. No elenco temos Lori Cardille, Terry Alexander, Joseph Pilato, Sherman Howard, Gary Howard Klar, John Amplas, Greg Nicotero, Don Brockett.

A produção é apreciada por fãs do gênero por seu retrato sombrio da natureza humana sob extrema pressão. O filme também teve uma influência significativa em filmes e séries de zumbis subsequentes.

A história de Dia dos Mortos

A trama de “Day of the Dead” se concentra em um grupo de pessoas que se refugiam em uma instalação militar subterrânea na Flórida. O grupo é composto por cientistas, soldados e civis. Os cientistas estão desesperadamente procurando uma cura ou uma maneira de controlar a praga zumbi, enquanto os soldados estão encarregados de proteger a instalação e manter a ordem.

A principal personagem científica é a Dra. Sarah Bowman, que acredita que uma solução científica é possível. Ela é auxiliada por seu parceiro, o Dr. Logan, também conhecido como “Frankenstein”, devido a suas experiências com zumbis vivos. Enquanto isso, o líder dos soldados, Capitão Rhodes, é cada vez mais impaciente e violento, o que gera tensões crescentes entre os dois grupos.

Dia dos Mortos cena ataque
Imagem: Reprodução

Conforme a história se desenrola, as tensões atingem um ponto de ruptura, resultando em conflitos internos. Além disso, a instalação militar começa a ser invadida por hordas de zumbis. O filme culmina em uma série de confrontos sangrentos entre os sobreviventes e os mortos-vivos.

Um clássico indispensável para quem gosta de zumbis

Dia dos Mortos - capa
Imagem: Reprodução

O filme embora esteja em um contexto de apocalipse zumbi, é mais voltado para as relações entre as pessoas. Desse modo, o roteiro evidencia mais as questões das crenças de cada um, de seus egos e suas prioridades. Com isso temos um roteiro coeso, com os zumbis sendo apenas um agravante da situação entre as pessoas que estão “confinadas”.

Além disso, temos no geral uma ótima interpretação dos atores, inclusive de um dos zumbis que possui um destaque dentro do filme. Cabe destacar também os efeitos especiais, que por mais que fosse de um filme dos anos de 1980, consegue ser bem mais real do que muitos filmes atuais.

Toda a ambientação do filme, como também a trilha sonora, conseguem trazer toda uma angústia por eles não possuírem muitas chances de sobrevir e aflição de que irão entrar zumbis a qualquer momento na instalação.

Vale a pena assistir Dia dos Mortos?

Para qualquer fã dos filmes que envolvem zumbis, a trilogia de Romero é peça fundamental na lista de já assistidos. A partir desse filme tivemos diversos outras inspirações tanto no cinema, na televisão e também em jogos. Certamente os jogos da famosa franquia Resident Evil, além de séries como The Walking Dead tiveram tal trilogia como “livro de cabeceira” para que conseguissem atingir o sucesso.

Por fim, fique ligado em nosso site e em nossas redes sociais para mais novidades!