A mais nova produção original da Amazon Prime Video a trama Encounter, de início se parece com um sci-fi com uma leve pitada de suspense. Já que logo nos primeiros minutos de filme, o espectador viaja em uma ideia de que o mundo foi invadido por alienígenas que utilizam os insetos para se hospedar nos seres humanos. Porém, no decorrer da trama essa ideia é anulada pelo próprio roteirista, deixando claro o propósito do filme.
Apesar disso, a trama de Michael Pearce se perdeu em diversos momentos, deixando o espectador perdido e até mesmo em dúvida do que se tratava a trama. O que sem dúvidas nenhuma, torna o longa um tanto quanto entediante. Contudo, não podemos negar que o mesmo traz uma mensagem interessante.
Efeitos Visuais e Fotografia
Logo de início, nos deparamos com uma riqueza de detalhes ao ponto de nos fazer lembrar instintivamente do National Geografic. Desde o sistema celular do ser humano, até aos insetos se movimentando e se alimentando no decorrer do dia. O que gera uma grande expectativa ao público, de que Encounter será extraordinário. Contudo, apesar disso, o mesmo decepcionou nos minutos seguintes. Porém, os efeitos visuais e fotografia foram um dos responsáveis por tornar a trama um “pouco” mais atraente de se acompanhar.
Elenco
A produção acertou ao escolher Riz Ahmed para interpretar Malik na trama, que conseguiu dar vida a todas as dificuldades, traumas e sentimentos de seu personagem de forma extraordinária e envolvente. Além disso, a atriz Octavia Spencer (Hattie) que também foi essencial, por trazer à tona a verdadeira identidade de Malik, o seu caráter e o amor que o mesmo sentia por seus filhos. Acreditando nas reais intenções e sentimentos do personagem principal, que se apoiava e confiava nela ao ponto de se dirigir a mesma como sendo a base de toda “missão”. Também o ator mirim Lucian River Chauhan, que interpretou o filho mais velho de Malik na trama, sendo o grande responsável por cativar o espectador em cada cena. Comprovando que talento vai além da idade ou nacionalidade de uma pessoa.
Mensagem
Aparentemente, a sinopse de Encounter traz a ideia de uma invasão alienígena e, a luta de um pai para salvar seus filhos dos extraterrestres. Porém, a história muda totalmente no decorrer da trama ao sinalizar que a invasão que até então todos acreditavam, faz apenas parte de uma alucinação de um ex-fuzileiro naval. Mas ao mesmo tempo que a trama traz à tona essa “alucinação”, a mesma consegue abordar diversos outros assuntos de formas impactantes. Retratando uma realidade chocante de que militares que lutaram e sacrificaram suas vidas em prol de seu país, no fim da história a maioria deles acabam perdendo tudo e ainda saem como os vilões. E apesar de estar em um estado psicótico, Malik em momento algum deixa de tentar proteger sua família ou as outras pessoas. Deixando claro, que apesar de seus traumas eles são os verdadeiros heróis de toda a história.
Por fim
Sem dúvida nenhuma existem duas outras situações que tornaram a trama marcante, e essas foram: o relacionamento e ensinamentos de Malik para seus filhos e, os perigos que existem em nossa mente. Já que mais de 90% da sociedade sofre de problemas psicológicos e emocionais, o filme acaba se tornando em um alerta disfarçado de ficção científica. E talvez, essa tenha sido a mensagem que o diretor desejava passar ao espectador. De que independente do trauma ou situação, existe uma saída.
Logo, o filme não é espetacular. Porém, traz algumas abordagens interessantes que o torna em uma boa produção, tais como: a importância do relacionamento familiar e os valores de uma pessoa. O que tornou a trama emocionante de se assistir, afinal, após alguns longos minutos podemos dizer qual é sua real intenção. E quando isso fica claro, tudo começa a fazer sentido, ficando evidente a mensagem da produção por trás de cada cena do filme.