Distribuído pela A2 Filmes, Ataque Terrorista (Omerta 6/12, no original) é o novo filme de ação finlandês que resgata receitas de clássicos do gênero das décadas de 80, 90 e até começo dos anos 2000. Assim, com a direção de Aku Louhimies e estrelado por Jasper Pääkkönen, Nanna Blondell e Sverrir Gudnason, o longa finlandês promete muita adrenalina. Confira a sinopse e o trailer abaixo:

Sinopse: Após a celebração do Dia da Independência da Finlândia ser interrompida por um ataque terrorista ao Palácio Presidencial e convidados ilustres serem feitos reféns, um oficial do serviço de segurança tenta descobrir quem está tentando desestabilizar a Europa.

Um filme clássico de ação nos tempos modernos

A trama de Ataque Terrorista é linear e simples, mas um pouco confusa em seu começo. No entanto, dúvidas vão ganhando respostas ao longo de seu desenvolvimento e com a melhor apresentação dos personagens em si.

Ao mesmo tempo, o longa resgata características mais notórias dos filmes de ação. Aqui, o longa segue mais na direção de espionagem e combate armado, aquele típico “um homem contra um exército“, sabe? Logo, o filme não perde tempo e entrega o Pacote Filme de Ação Completo: um filme repleto de socos, chutes, tiros, explosões e frases de efeito. Contudo, ele também harmoniza com um andar mais calmo, através de suas cenas de espionagem ou, então, com o clima de suspense criado por essas cenas.

Enfim, com tantas características marcantes, o longa de fato resgata muito a sensação de filmes do gênero de algumas décadas atrás, como Duro de Matar (1988) e O Plano Perfeito (2006). Parte desta conquista se deve a direção e roteiro que constroem a história focada mais na ação e espionagem em si. Por outro lado, a produção acaba não se aprofundando ou, então, dando menos holofotes a dramas de personagens e cenas de alívio cômico.

Em outras palavras, Ataque Terrorista é uma história que traz a essência de um filme de ação, e ainda consegue trazer pontos fortes e atuais para sua trama. Servindo, assim, como uma alfinetada a cicatrizes da história humana e sua atualidade, além de levantar reflexões sobre os governos e sociedades atuais.

ataque terrorista Nanna Blondell
Imagem: Reprodução

Um ataque morno

Realmente, Ataque Terrorista traz muitas cenas de ação. Contudo, ainda assim, não consegue sustentar o nível por muito tempo, tornando-se então num filme com muita ação, mas com pouca adrenalina. Em outras palavras, um longa morno.

De modo geral, são escolhas da direção, montagem das cenas, atuações sem carismas ou até mesmo sem emoção. Tudo isso acaba se somando a uma má elaboração de clichês, o que acaba deixando a adrenalina mais de lado. Dessa forma, podemos dizer que as más escolhas da direção e do roteiro afetam na narrativa, tonando-a mais lenta, ou então com desenvolvimento mais estático. Ou seja, não há oscilações no ritmo da narrativa.

A narrativa estática pode funcionar para outros tipos de filme, podendo ajudar a criar tensões ambiente ou para representar uma vida mais simples, por exemplo. Contudo, para um filme de ação, essa escolha pode não ajudar muito: é necessário a calmaria, mas é de extrema importância entregar a ação na mesma proporção.

Entretanto, é importante ressaltar que apesar de algumas cenas mais mornas, o filme ainda tem seus momentos explosivos, sim.

Afinal, o filme Ataque Terrorista vale a pena?

omerta 6/12 Sverrir-Gudnason
Imagem: Reprodução

O novo filme finlandês distribuído pela A2 Filmes entrega tudo o que um bom filme de ação entregava há algumas décadas atrás. Inclusive, a sensação que ele traz às telas é bem para este lado. Dito isso, Ataque Terrorista apresenta uma premissa interessante que remete a muitos clássicos do subgênero ação e espionagem, mas consegue adaptá-lo para os tempos modernos.

Aliás, quando o assunto é atualidade, o filme consegue acertar (superficialmente) e levantar críticas e reflexões sobre os lados mais obscuros dos governos e da sociedade atual. Como, por exemplo, levantar questionamentos sobre a relação da OTAN com a União Europeia, ou como serviços secretos possuem a sua própria maneira de agir, seja oficialmente ou não. Se ocorrem operações do tipo ou não, não tem como confirmar, mas vale a pena reflexão pelo contexto atual.

Por fim, Ataque Terrorista pode ser uma escolha interessante aos fãs do gênero de ação e espionagem. Principalmente para quem gosta de filmes como Duro de Matar, O Plano Perfeito e até mesmo alguns do 007. O longa finlandês já está disponível em streamings.