“Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” é um live-action de uma franquia de jogos de survivor horror/terror criada pelo norte-americano Scott Cawthon. Nos jogos você precisa vigiar a Pizzaria Freddy Fazbear, sem ser pego e morto pelos animatrônicos. Surpreendentemente o jogo fez tanto sucesso que já possui mais de 10 jogos lançados!
Em relação aos jogos, o primeiro lançamento foi em 2014, virando uma febre nas redes sociais devido às gameplays e reacts mostrando os sustos dos jogadores, se tornando assim, um sucesso de crítica e vendas. A franquia possui 4 jogos principais e outros spin-offs já lançados. Embora muitas crianças joguem, a classificação dos jogos variam entre eles, sendo para maiores de 12 e outros para maiores de 16 anos.
A produção até o momento possui avaliação baixa da crítica especializada atingindo 24% até o momento no Rotten Tomatoes. Cabe ressaltar que essa porcentagem ainda vai mudar, considerando que nem todos os críticos postaram suas avaliações. Já a avaliação do público está com 89% de aprovação.
No elenco temos Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), Elizabeth Lail (Você), Mary Stuart Masterson (“Skin – À Flor da Pele”), Kat Conner Sterling, Jess Weiss, Grant Feely (“Space Blood”), Jade Kindar-Martin (“Leverage: Redemption”), Kevin Foster (“WandaVision”), Jophielle Love (“Amor e Morte”), Theodus Crane (“Your Honor”), entre outros.
Emma Tammi (Terra Assombrada) é a responsável pela direção. A produção é da Universal Pictures juntamente com a Blumhouse. O roteiro é de Scott Cawthon, Emma Tammi e Seth Cuddeback.
A história de “Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim”
A produção conta a história de Mike Schmidt (Josh Hutcherson), um guarda de segurança que está na pior. Ele não consegue ficar em nenhum emprego, por causa de suas atitudes agressivas. Ele cuida de sua irmã mais nova. Desse modo, desesperado devido às dívidas ele acaba conseguindo um emprego de vigia em antiga uma pizzaria local, onde existe uma rotatividade enorme de funcionários.
A Pizzaria se chama Freddy Fazbear e foi muito famosa no passado devido às apresentações dos animatrônicos. Esses animatrônicos são personagens de animais robotizados com um formato humanoide. Os animatrônicos apresentados são Freddy um urso, Bonnie um coelho, Foxy uma raposa e Chica uma galinha.
Nos primeiros dias de trabalho, ele descobre algo terrível sobre os animatrônicos do local. Assim, Mike é forçado a sobreviver e encarar o passado fantasmas de seu passado.
Uma adaptação bem fiel aos jogos
Com algumas adaptações na história do jogo para encaixar melhor na construção do filme, “Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” consegue trazer a mesma atmosfera do game e a história principal sobre os animatrônicos.
Embora seja considerado “terror”, o filme é bem leve, chegando a ter mais momento de suspense. Vale lembrar que por mais que o jogo seja de terror, ele é mais focado em sustos. Desse modo o filme é bem fiel, evitando cenas com sangue, tendo somente o necessário. Embora os personagens pareçam bichinhos fofos, o que de fato pra mim é, tanto o jogo quanto o filme não são voltados para as crianças. Provavelmente essa redução de sangues tenha ocorrido para poder alcançar um nível maior de público, No Brasil, a classificação do filme é 14 anos.
Além disso, o roteiro é bem feito e a direção foi essencial para que fosse construído todo um ambiente de suspense iguais aos jogos. É lógico que o filme deixa certas coisas sem explicar, deixando brechas para uma sequência.
Além disso, o elenco entrega boa atuação, trazendo destaque para Josh Hutcherson que deu vida ao personagem Mike. Ele conseguiu construir um personagem complexo com certos traumas que o assombram diariamente. A trilha sonora também é essencial para contribuir com toda a atmosfera de suspense do filme.
Vale a pena assistir “Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim”?
“Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” é um dos melhores live-action de jogos já lançados. Ao mesmo tempo em que é fiel ao jogo, ele consegue trazer novos elementos que enriquecem a experiência cinematográfica.
Pode parecer estranho caso você leia outras críticas sobre o filme, entretanto preciso de explicar que os jogos nunca foram focados em um terror violento. Ele sempre foi voltado para os sustos, e por mais que a produção não dê tanto medo quanto os jogos, ela consegue entregar todo um conjunto de elementos que irão agradar em muito os fãs da franquia.
É impossível você não se simpatizar pelos animatrônicos e às vezes até torcer por eles!
E fiquem atentos que o filme possui uma cena pós crédito!
“Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim” estreia nos cinemas brasileiros no dia 26 de outubro.