O Informante é um filme de drama e suspense policial, que nos leva a Nova York dos anos 90. Sendo assim, conhecemos dois parceiros policiais que trabalham na narcóticos, e estão em busca de assassinos de policiais. Entretanto, um deles descobre um cancêr terminal e acaba se envolvendo num esquema mortal com um informante.
Desse modo, acompanhamos esses parceiros e o informante na busca de planejar um plano para que consigam receber os benefícios governamentais após a morte de um deles em serviço. Para isso, todos precisarão estar de acordo no momento do acontecimento.
Informante – Pontos Positivos
A história é contada bem no estilo de filmes policiais, e tem uma pegada bastante série em alguns momentos. Com isso, conseguimos observar que a história quer nos trazer para as dificuldades do mundo dos policiais estadunidenses. Sendo assim, a ideia é entendermos que eles trabalham duro, mas só conseguiriam trazer uma felicidade e descanso para as suas próprias famílias caso não deixassem dívidas por conta dos baixos salários.
Desse modo, essa trama principal de planejar um plano para adquirir os benefícios mostra até que uma realidade muito conhecida até mesmo em filmes mais famosos. Assim, a história consegue fazer o telespectador entender quais são os motivos para todos esses planos.
Além disso, as atuações dos atores principais Dominic Purcell (Prison Break) e Nick Stahl (As Pequenas Coisas da Vida) tem uma atuação muito boa, e conseguem transparecer o drama do filme. E até mesmo deixar o filme mais interessante por conta de suas atuações. Além disso, as atuações de Dominic e Nick ajudam para apresentar os problemas de saúde e também de bebida dos seus personagens.
Bem como, Mel Gibson também ajuda nos momentos que ele aparece. O consagrado ator consegue ter momentos engraçados, e traz um ar de seriedade para muitas cenas. Sendo assim, ajuda na construção do filme.
Pontos Negativos
Assim, temos pontos negativos muito evidentes no filme, Informante. Mesmo com a história tendo um ponto bom na questão de ter o estilo de filmes policiais, ela acaba sendo muito confusa e não sabemos onde o diretor quer chegar com isso. Sendo assim, têm momentos em que precisamos associar o porque está acontecendo aquela cena ou um diálogo para entender melhor onde o filme quer chegar.
As filmagens das cenas vão de boas para terríveis, em alguns instantes pareciam que estavam gravando com câmeras de segurança. E isso acabava deixando a experiência pior, já que a qualidade da imagem diminuía demais de uma cena para outra. Além disso, o clímax de momentos que deveriam ser chaves para o filme são estragados por essas gravações pioradas.
O drama policial é mal trabalhado pela direção, e acaba deixando tudo cada vez mais confuso. As cenas não se conversam umas com as outras, e parece tudo muito jogada para o filme. Não conseguimos enxergar uma projeção do que estava ocorrendo, e também a urgência dos problemas dos policiais.
Informante – Vale a pena assistir?
Bom, o filme tem muitos problemas na maneira de contar a história e também para nos direcionar para onde quer chegar com tudo isso. E a direção ajuda a deixar esses momentos mais problemáticos, sendo assim, é um risco se você é muito fã de filmes de dramas policiais ou suspenses policiais.
Entretanto, as atuações e momentos engraçados ajudam o filme em alguns momentos. Acredito que não seria minha primeira opção para um fim de tarde no domingo, o filme não se ajuda em muitas ocasiões e você precisará estar com muita vontade de assistir o filme para dar play.
Desse modo, vejo como um momento de escape para assistir um filme sem pensar muito e somente acompanhar algo só para passar o tempo.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram, X e Facebook.