Lendas da Guerra é um filme de drama de época chinês de 2020. Por pertencer ao gênero ‘wuxia’ o filme entrega a ação e o romance do gênero.
Na trama, Lu Bu (Charles Lin) é um general temido que conquista terras sob o comando do senhor da guerra Dong Zhuo, seu pai adotivo. Entretanto, antes de se tornar um general, ele passa parte de sua vida como uma cobaia em um experimento macabro; cujo objetivo seria a criação de um guerreiro que fosse o “mais forte do mundo” a mando de Dong Zhuo.
Após escapar e ser salvo por Diao Chan (Liu Lu) uma aprendiza do farmacêutico Bai Zhu (Sheng Ying Hao), os dois se apaixonam. Contudo, Dong Zhuo o encontra, os dois são separados e Lu Bu tem sua memória apagada. Anos depois o destino os une novamente, e o general começa a perceber que seus aliados mais próximos podem ser seus inimigos mais perigosos.
Lendas da Guerra e o gênero ‘wuxia’
Se o telespectador estiver acostumado com obras no estilo ‘wuxia’ (gênero literário e cinematográfico da China, que mistura fantasia e artes marciais) alguns pontos podem ser relevados. Como as coreografias que criam cenas de luta no estilo do gênero, onde as artes marciais e a fantasia ficam mais evidentes, os atores lutam praticamente voando, graças aos efeitos práticos; mas caso o telespectador não tenha tanta familiaridade, isso pode se tornar um pouco incomodo.
O sangue nada real, os membros nitidamente falsos, o fundo verde que é facilmente notável; são esses e outros aspectos que para quem não está acostumado com essas produções, pode incomodar bastante. Mas no caso de “Lendas da Guerra” até mesmo para quem já está familiarizado com esse tipo de direção e efeitos, algumas cenas são realmente difíceis de engolir.
A maquiagem e figurino são outros aspectos marcantes nesse tipo de produção, já que costumam retratar o período da Dinastia Ming, e ambas se sustentam praticamente durante todo o filme. Entretanto, em um determinado momento, em um personagem se torna bem evidente a marca da peruca — bem característica do gênero wuxia — e da maquiagem, o que quebra um pouco a “magia”.
Com o romance quase sempre em tela, cenas de luta interessantes e uma trama que gera um certo interesse. No geral “Lendas da Guerra” é um filme para ver sem muito compromisso e com a cabeça aberta para novas experiências.