Luta Pela Liberdade é o primeiro suspense de espionagem do renomado cineasta chinês Zhang Yimou. O cineasta é referência no cinema oriental e um dos percursores do início do cinema contemporâneo chinês. Além de ter se tornado destaque internacional por fazer filmes expondo a realidade da China, após a Revolução Cultural no país.
A trama, baseada em fatos, é ambientada na década de 30 e conta a história de quatro agentes especiais do Partido Comunista que retornam à China após serem treinados na União Soviética. Juntos, eles embarcam em uma missão secreta com o codinome “Utrennya”. Porém, após serem traídos, a equipe se vê cercada por ameaças de todos os lados.
A produção tem inspiração na estética do Cinema Noir, focando no gênero de espionagem e com boa parte de sua fotografia focando em uma paleta preto e branco e sombras bem dramáticas. Além disso, a fotografia também foca em tons de azul, para construir uma atmosfera mais fria e em tons de amarelo, para transmitir violência e a vingança.
Confira abaixo, algumas imagens de Luta pela Liberdade:
LEIA TAMBÉM: Crítica – Não! Não Olhe
O desenvolvimento da trama principal é muito bem trabalhada e apresentada ao espectador. Além de também focar bastante no enredo de alguns personagens, o que, inclusive, torna toda a trama muito mais interessante e nos faz torcer por alguns personagens.
Luta Pela Liberdade é um filme que conta uma história muito difícil, sobre uma época triste e conturbada. Mas que faz isso, com muita delicadeza e sensibilidade, ao mostrar além de toda a luta, tristeza, dor e sofrimento.
O longa foi selecionado para ser o representante Chinês na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira, da 95ª edição do Oscar. Além de ter 51 indicações a premiações na Ásia e EUA, e ter ganho 19 dessas premiações.
Luta Pela Liberdade estreou nos cinemas em 18 de Agosto e a distribuição fica por conta da A2 Filmes.