Já imaginou viver em um mundo em que a magia existe e pode afetar o seu dia, sem ao menos você saber? O novo filme O Portal Secreto, distribuído pela Imagem Filmes, vai te fazer sentir em um mundo fantástico, onde criaturas mágicas existem e a magia acontece.

Dirigido por Jeffrey Walker, o filme mistura comédia e aventura em um mundo, vamos dizer, diferente do que estamos acostumados. Baseado no livro hormônio do escritor britânico Tom Holt, o longa acaba sendo uma história interessante e divertida.

O enredo

O filme conta a história de Paul (Patrick Gibson), um jovem comum que acaba encontrando um emprego inesperado e descobre ser capaz de feitos extraordinários. Além dele, acompanhamos Sophie (Sophie Wilde), uma jovem que também passa no processo seletivo e começa a trabalhar ao lado de Paul.

Confira a sinopse:

Para onde você iria se pudesse viajar para qualquer lugar do mundo? Paul e Sophie são contratados como estagiários em uma empresa misteriosa de Londres, mas logo percebem que aquele não é um ambiente convencional. Enquanto se acostumam com o jeito peculiar dos companheiros de trabalho, Paul recebe a missão de encontrar O Portal Secreto, um objeto capaz de transportar as pessoas para qualquer lugar do mundo num piscar de olhos, e agora precisa impedir que ele caia nas mãos erradas.

O foco central do filme é a “J.W. Wells & Co.”, uma empresa que captura os instintos dos clientes para forjar coincidências. Ao logo de 116 minutos, acompanhamos as aventuras de Paul ao conhecer e iniciar seu trabalho na empresa.

o portal secreto
Imagem: Imagem Filmes

Elenco

O longa traz no elenco atores como o ganhador do Oscar Christoph Waltz (Bastardos Inglórios), Sam Neill (Parque dos Dinossauros) e Miranda Otto (O Senhor dos Anéis). As atuações são muito boas e tem hora que você fica em dúvida quanto ao caráter das personagens, imaginando quem está do lado certo da história, quem é o vilão.

Acho que o maior destaque vai para Waltz, que interpreta dois personagens no filme. O ator dá a vida a Humphrey Wells e John Wells, filho e pai, respectivamente. Você consegue perceber e identificar as diferenças entre eles quando estão em cena, mesmo com a caracterização dando ênfase clara diferença de idade entre eles.

o portal secreto
Imagem: Imagem Filmes

O desenvolvimento do filme

No geral, o filme é bem desenvolvido, sendo que a primeira cena já deixa o telespectador curioso. Os primeiros minutos para introduzir o personagem principal da história e a empresa na qual ele vai trabalhar. Confesso que às vezes fiquem confusa durante a apresentação da empresa, mas talvez esse fosse o intuito, já que só descobrimos a verdade no decorrer do filme.

O arco de Paul é bem construído, mostrando ele descobrindo o que pode fazer, até o momento em que é recrutado para achar o tal objeto misterioso que transporta as pessoas para lugares diferentes, o portal secreto. Além disso, os roteiristas e o diretor souberam trabalhar bem o desenvolvimento da história como um todo.

o portal secreto
Imagem: Imagem Filmes

Detalhes do filme

A fotografia e os cenários são muito bonitos. Assim como devo destacar a trilha sonora, que é boa e lembra a trilha dos filmes de um certo bruxo com a cicatriz de raio na testa. Na verdade, “O Portal Secreto” lembra muito as produções dos anos 2000. Isso, no meu ponto de vista, foi algo positivo, já que há tempos não consumia um produto do gênero.

O filme possui alguns pontos que poderiam ser melhor trabalhados, como a relação de pai e filho entre Humphrey e John Wells. No entanto, não é algo que atrapalhe. A única coisa que realmente deu uma leve incomodada foi a maquiagem dos duendes, mas também pode ser relevada, pois a história te prende para e faz você querer assistir para descobrir o desfecho da história.

No final, temos o clássico vilão “pagando” pelos seus atos e um final feliz para Paul. Só que, como podemos ver na última cena, nem tudo está totalmente resolvido. Sendo assim, fica aberta uma possibilidade para uma continuação, apesar da história ser concluída de uma forma muito boa.

Enfim, assisti o filme com um sentimento de nostalgia e terminei com o coração quentinho. Sendo assim, é um bom filme para a nova geração e a geração que cresceu assistindo filmes como Harry Potter no cinema.

“O Portal Secreto” chega exclusivamente nos cinemas brasileiros em 13 de julho.

Confira o trailer:

Por fim, fique ligado no portal para mais notícias do mundo geek e pop, e nos siga também no Instagram.