A adaptação do livro ‘A Guerra dos Bastardos’, da escritora Ana Paula Maia, ganha vida em formato de filme

Receba! é um filme policial baiano dirigido por Rodrigo Luna e Pedro Perazzo, que explora o submundo urbano de Salvador com um toque de humor e suspense. Inspirado no livro “A Guerra dos Bastardos” de Ana Paula Maia, o longa traz uma trama sobre uma perigosa busca por uma bolsa valiosa.

A trama segue a busca por uma bolsa contendo algo ilegal e valioso. Amadeu (Daniel Farias), um ex-ator pornô, encontra a bolsa e decide fugir com ela ao lado de sua namorada Gina (Edvana Carvalho), uma boxeadora. Com o dinheiro, eles esperam se livrar de problemas passados, mas logo se veem perseguidos por policiais corruptos, interpretados por Evelin Buchegger e Jackson Costa, que estão a serviço de um poderoso chefão (Narcival Rubens). Quando Amadeu desaparece, Gina precisa encontrar a bolsa e resolver o impasse.

Um noir baiano

Crítica | Receba!: um noir com uma estética baiana
Imagem: Divulgação

Então, para adaptar o livro a Salvador, o diretor Pedro Perazzo destacou que incorporaram o olhar baiano, incluindo o humor característico, onde situações absurdas se tornam cômicas. Entretanto, a intenção, segundo os diretores, não era caricaturar a fala ou gírias locais, nem explorar os cenários turísticos da cidade. A única imagem de mar no filme é uma foto plotada na parede de uma academia, enfatizando que mesmo fora dos pontos turísticos, a Salvador retratada é reconhecível.

Porém, com uma abordagem única ao gênero policial, Receba! evita grandes cenas de perseguição e uma edição acelerada. Ao invés disso, opta por uma narrativa lenta, que intensifica a tensão e explora os personagens. Assim, a direção decidiu ambientar o filme à luz do dia, trazendo uma Salvador mais perigosa e aberta, mesmo para os próprios criminosos.

Representatividade e protagonismo

Crítica | Receba!: um noir com uma estética baiana
Imagem: Divulgação

Devido ao orçamento limitado, a produção foca em atuações intensas. Gina, assume o protagonismo ao longo da trama, sendo assim uma mulher que busca se reerguer no esporte após seu passado no cinema adulto. A atriz comentou que Gina é uma mulher forte, representando um pilar moral em meio à corrupção ao seu redor.

Edvana também destaca com a importância de representar uma mulher negra e madura, mas,em uma relação com um parceiro mais jovem, conectando com questões como o etarismo na sociedade. Em um momento de destaque na carreira, a atriz compartilhou a importância de interpretar personagens 50+ em uma sociedade que está envelhecendo de forma diferente das gerações anteriores.

Por fim, com Receba!, Luna e Perazzo entregam um filme com forte identidade baiana, arriscando no cinema de gênero e trazendo uma narrativa única, que mescla suspense, humor e um olhar cuidadoso sobre a realidade soteropolitana.