Baseado no livro de Park Sang Young, o filme sul-coreano acompanha um casal de amigos que enfrentam preconceitos em Seul

Regras do Amor na Cidade Grande (“Love In The Big City”) ganhou prestígio ao estrear no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2024 e conquistou o coração dos fãs de k-drama com uma trama que remete às séries coreanas. Depois de se aventurar em outros gêneros do cinema, como o suspense, a diretora Lee Eon-hee retorna às origens nesta produção romântica. O longa é inspirado no livro homônimo de Park Sang Young e conta, de maneira sincera, as desventuras de dois jovens em Seul.

O filme integrou a programação do Festival de Cinema Coreano – KOFF 2025, em Belo Horizonte, e apresenta a amizade improvável entre Jae Hee (Kim Go-eun), uma mulher de personalidade forte e independente, e Heung Soo (Steve Sanghyun Noh), um jovem gay não assumido. Após a moça descobrir o segredo do rapaz por acaso, os dois se aproximam e somam forças para superar os obstáculos da vida adulta e os preconceitos da sociedade em que vivem. 

Uma comédia romântica nada convencional 

Cena de "Regras do Amor na Cidade Grande"
Jae Hee (Kim Go-eun) e Heung Soo (Steve Sanghyun Noh) em “Regras do Amor na Cidade Grande”. Crédito: Divulgação/KOFF 2025

À primeira vista, “Regras do Amor na Cidade Grande” pode parecer uma comédia romântica clássica, mas logo percebemos que não é bem assim. O longa arrisca ao reunir elementos consolidados do gênero para narrar a história de amigos que definitivamente não são apaixonados um pelo outro. 

A obra brinca com a velha dúvida da sociedade: “pode realmente existir apenas amizade entre um homem e uma mulher?”. Em várias cenas, os protagonistas parecem um casal, inclusive com as famosas DRs. Porém, o roteiro de Kim Na-deul deixa claro que não há nada de romântico entre eles e que, na verdade, somos nós que temos dificuldade em enxergar a amizade entre um rapaz e uma moça sem atribuir um caráter amoroso. 

Além disso, outro acerto de “Regras do Amor na Cidade Grande” está no equilíbrio do humor. As cenas cômicas surgem de forma natural, sem exageros. Aliás, a química entre os atores Kim Go-eun e Steve Sanghyun Noh também contribui para a leveza da trama. Em diversos momentos, a obra faz o público se sentir quase como um terceiro integrante da amizade.

Portanto, o filme entrega comédia e amor, mas com o romance em segundo plano. O foco está na cumplicidade entre Jae Hee e Heung Soo.

Aprender a amar sob a pressão dos preconceitos

Entretanto, nem tudo é alegria e bom humor. “Regras do Amor na Cidade Grande” também retrata a jornada de Heung Soo em aceitar sua orientação sexual. Inclusive, o talento de Steve Sanghyun Noh se destaca nas cenas de tensão, em que seu personagem sente o peso da intolerância contra homossexuais na pele. Não à toa, ele recebeu o prêmio de Melhor Ator Revelação no Blue Dragon Awards 2024 pelo seu trabalho no filme.

Ao mesmo tempo, Jae Hee enfrenta seus próprios desafios. Sua personalidade ousada destoa dos padrões sociais, o que a faz ser alvo de críticas e rejeição. A trama rende alguns conflitos interessantes, como a dificuldade da jovem em encontrar um namorado que realmente aceite seu espírito livre e a respeite.

Unidos, os dois amigos encontram um no outro a força necessária para enfrentar as hostilidades da sociedade.

A beleza da Coreia do Sul em “Regras do Amor na Cidade Grande”

Bastidores de "Regras do Amor na Cidade Grande"
Bastidores de “Regras do Amor na Cidade Grande”. Crédito: Divulgação/KOFF 2025

A fotografia do filme valoriza o que há de mais encantador em Seul. Embora a capital da Coreia do Sul seja conhecida por sua arquitetura moderna e pelo ritmo de trabalho frenético, a produção se afasta desse tom cinzento e aposta em cores e cenários que revelam um lado mais humano da cidade.

Aliás, a direção de Lee Eon-hee também merece destaque. A cineasta conduz com equilíbrio tanto os momentos dramáticos quanto os cômicos, entregando um resultado excelente. Além disso, as cenas do cotidiano de Jae Hee e Heung Soo, como o preparo de um jantar, são tão intimistas e realistas que nos sentimos sentados à mesa com eles.

Vale a pena assistir “Regras do Amor na Cidade Grande”?

Para quem gosta de um filme divertido, mas com profundidade, “Regras do Amor na Cidade Grande” é uma ótima opção. Ao longo de quase duas horas, o público dá risada e se emociona com a jornada de Jae Hee e Heung Soo. É quase impossível não nos lembrarmos da nossa própria juventude ao assistir o longa. Engraçada e sensível na medida certa, a obra é uma grande carta de amor sobre amizade, amadurecimento e aceitação.

Imagem de capa: Divulgação/KOFF 2025