Terrifier é um filme polêmico de terror/horror lançado em 2016 e que tem como protagonista o palhaço Art. O filme foi alvo de diversas críticas positivas e negativas, e teve grande divulgação pelas redes sociais e outros meios de comunicação.
A produção é baseada em um curta de mesmo nome, que foi lançado em 2011. Vale lembrar que ele é um spin off do filme “All Hallows Eve” lançado em 2013.
Surpreendentemente, a produção não tem uma avaliação muito boa, sendo 55% de aprovação da crítica e 52% do espectador no site Rotten Tomatoes.
A direção e roteiro do filme é de Damien Leone. Já a produção do filme é de Damien Leone, George Steuber e Phil Falcone. Seu elenco é formado por Jenna Kanell, Samantha Scaffidi, David Howard Thornton, Catherine Corcoranm Pooya Mohseni, Matt McAllister, Katie Maguire.
A história de Terrifier
O filme começa com uma entrevista em um programa de televisão, onde uma vitima desfigurada conta seu relato como única sobrevivente de um massacre que aconteceu no Halloween do ano anterior. Depois da entrevista essa mulher ataca a entrevistadora.
A produção acontece na véspera do Halloween e acompanhamos as garotas Dawn (Catherine Corcoran) e Tara (Jenna Kanell) que estão procurando a melhor festa da cidade. Entretanto em vez de passar a noite com álcool e garotos bonitos, eles vivenciam o momento mais cruel de suas vidas.
As garotas vão para uma pequena lanchonete, e uma delas pede uma selfie ao palhaço Art (David Howard Thornton), Dawn e Tara não suspeitam de nenhum mal. Mas quando as jovens encontram o homem mascarado assustador novamente naquela mesma noite, o horror começa e Art faz o que sabe de melhor, caçar suas vítimas.
Um filme de horror que homenageia filmes antigos com muito sangue, mas sem profundidade
Quando se inicia o filme, já se percebe a inspiração e homenagem direta a filmes de terror mais antigos, dos anos 1980. Por mais que o filme aconteça nos dias atuais, percebe-se toda a preocupação em se fazer um filme que referencia a estética dos filmes de terror dos anos de 1980. O tipo de atuação, mais exagerada, os diálogos, a forma de corte do filme, além da trilha sonora, traz todo aquele clima dos filmes trash daquela época. E isso não é um ponto negativo, pelo contrário, foi um grande acerto na produção.
Entretanto o filme carece de uma história, o palhaço simplesmente existe, simplesmente está lá para matar as pessoas. Ele é um psicopata que escolhe suas vítimas e as tortura. Tudo isso com muito sangue, exagero e cenas bizarras.
A cena que mais me chocou foi quando Art usa uma serrinha para cortar uma mulher ao meio, pendurada de cabeça para baixo.
O roteiro de Damien Leone é básico e clichê. Duas mulheres, sendo loira com o estereótipo de burra, fútil. Um palhaço assassino. Um homem suspeito com cara de bandido e a irmã de uma das mulheres que é valentona.
O elenco e a fotografia, são bacanas e o filme consegue trazer todo aquele clima de filme clichê, atendendo seu objetivo. Não existe inovação na produção. Apenas uma repetição de padrões de filme de terror/horror com muitas cenas gore (presença de cenas extremamente violentas, com muito sangue, vísceras e restos mortais de humanos).
Vale a pena assistir Terrifier?
Terrifier , certamente é um filme interessante e que vale a pena ser assistido. Por mais que seja considerado terror, ele não assusta. Entretanto dá um show de horror.
É lógico que não é recomendo para todos as pessoas. Como ele tem muito sangue e mutilações, pessoas mais sensíveis podem sim se sentir mal com as diversas cenas de mortes e torturas. Como dito, Art não preocupa em matar em si a vítima, ele as deixa agonizando e vai torturando cada vez mais. De toda forma, vejo um pouco de exagero da mídia, e talvez seja até uma tática mesmo para divulgar o filme, ao falar que diversas pessoas passaram mal assistindo o filme. Exagero ou não, é fato que o filme fez sucesso.
Em outras palavras, para quem gosta desse nicho de filme, Terrifier vai agradar bastante os fãs.
Terrifier está disponível na Prime Video e no Youtube para Compra ou aluguel.
Veja o trailer do filme (é necessário abrir pelo Youtube devido à restrição de idade):