Não podemos negar que a temporada mais aguardada de todos os anos, são os lançamentos de produções natalinas. As inúmeras séries e filmes que começam a preencher o catálogo das redes de streaming, são o verdadeiro motivo da alegria dos amantes desse gênero. E todos os anos, a Netflix consegue nos surpreender ainda mais com suas produções originais ,afinal, podemos citar inúmeros filmes e séries que se tornaram verdadeiros sucesso na plataforma.
Enredo
E o mais novo lançamento que conquistou o TOP 10, “Um Match Surpresa” veio para confirmar essa “teoria”. O filme de Hernán Jiménez García é recheado de clichês românticos, mas ao mesmo tempo traz uma mensagem bastante interessante e importante. Capaz de fazer o espectador refletir e até mesmo se identificar com alguns personagens e situações. Afinal, atualmente os inúmeros aplicativos de relacionamento tem se tornado cada vez mais populares. Porém, a maioria das combinações perfeitas têm sido baseadas na aparência, e isso se aplica até mesmo fora dos aplicativos. E é nisso que o longa foca, que talvez o seu “match perfeito” seja alguém totalmente diferente do imaginado ou esperado.
Elenco
Com um elenco composto por alguns nomes já conhecidos, pela maioria de nós, como: Nina Dobrev (The Vampire Diaries), Jimmy O. Yang (A Ilha da Fantasia) e Darren Barnet (Eu nunca…), que surpreendeu a todos com uma excelente atuação e química presente em cada cena da trama. Mas devemos aqui enaltecer o brilhante desempenho do ator Jimmy O. Yang, que foi o grande responsável por tornar o longa em um verdadeiro sucesso.
Uma vez que, o crescimento e desenvolvimento de seu personagem foi um dos pontos altos de toda a trama. Porém, não podemos deixar de citar que apesar disso o filme traz um olhar um tanto quanto “preconceituoso” ao representar os asiáticos de uma forma um tanto quanto problemática. Com uma visão de que os nerds asiáticos estão fora do padrão de beleza e até mesmo como pessoas nada atraentes. O que acabou ofendendo alguns espectadores asiáticos, quanto a essa representação.
Mensagem
Entretanto, não podemos dizer que o filme seja ruim ou que decepcione. Já que talvez, essa seja uma das melhores produções natalinas já produzida pela Netflix. E o mesmo motivo que trouxe a “polêmica” em relação a trama, é o mesmo motivo que o torna extraordinário. Afinal, foi a situação de Josh (Jimmy O. Yang) que fez o espectador se identificar, desde a sua baixa autoconfiança até mesmo os seus problemas familiares. Tornando assim, sem dúvidas nenhuma, a presença de seu personagem marcante e totalmente necessário.
Referências e Trilha Sonora
Outro ponto bastante interessante no filme, é as referências de “Simplesmente Amor” e “Duro de Matar”. Trazendo uma leve discussão se “Duro de Matar” é um filme de Natal ou não, o que acaba tornando o longa ainda mais divertido de se assistir. Além disso, o mesmo trouxe à tona uma trilha sonora bem natalina. Mas a que sem dúvidas nenhuma, chamou a atenção de todos foi o dueto de Josh e Natalie com uma versão diferente de “Baby, It’s Cold Outside” que marcou todo o filme. As mensagens que são transmitidas no decorrer da trama, tornam o “Match Surpresa” em uma verdadeira obra de arte natalina. Sendo mais do que merecido o sucesso do longa, no catálogo do streaming.