Vangi Souza lança a obra “Crônicas atropeladas”. Pensado para o leitor infantojuvenil e com ilustrações de Artur Kjá, o livro retrata uma triste realidade do país. De forma poética, o enredo aborda os atropelamentos de animais silvestres, que no Brasil chegam a mais de 400 milhões por ano, o que equivale a 17 vidas interrompidas por segundo.

O autor então se inspirou no trabalho do biólogo Sebastião Silvestre, conhecido como “Tião da Estrada”, da SOS Vida Silvestre, utilizando histórias reais para narrar, com humor e cuidado, o cotidiano do resgate desses animais. Assim, a cada crônica, o leitor conhece a história de um animal, que vai desde o tamanduá-mirim até espécies como o lobo-guará e a preguiça.

A obra mescla literatura com conceitos de ecologia de estrada, área que estuda como as rodovias impactam a vida silvestre. De acordo com Vangi,

Este livro nasceu quando compreendi a dimensão de uma ferida aberta nas rodovias brasileiras: o número alarmante de animais atropelados todos os anos. A partir desse choque, senti uma urgência de transformar dados frios em histórias que despertassem empatia. Carrego o desejo de ver este livro espalhado Brasil afora, despertando consciência por onde passar, principalmente no celeiro escolar. A partir da aquisição do livro, mudas da Mata Atlântica que serão plantadas nas escolas, oficinas criativas e palestras com ambientalistas serão apresentadas, e a venda do livro vai reverter um percentual para a SOS Vida Silvestre.

O livro será lançado na quinta-feira, 5 de fevereiro, às 19h, na Livraria da Travessa do Leblon.

Imagem de capa: Reprodução PublishNews