O curta-metragem brasileiro “Napo”, após circular 60 festivais internacionalmente e ser premiado em 20 deles, a partir de amanhã, dia 28 de outubro, ficará disponível gratuitamente no canal da produtora Miralumo Films, na plataforma Youtube. A estreia vai acontecer no mesmo dia que é comemorado o Dia Internacional da Animação.
Entre os festivais pelos quais passou, estão os Festivais de Xangai, Atlanta, Santa Monica, San Jose, Moscou, Chicago, Lago, entre outros.
Dirigido por Gustavo Ribeiro, a narrativa gira em torno de um senhor de idade chamado Napo, que por conta do Alzheimer passa a morar com a filha Lenita e o neto João. O curta é uma animação para adultos e crianças.
No desenrolar da história, é trazido o fato de que, aos poucos, por conta da doença, Napo começa a esquecer todas as pessoas que passaram pela sua vida. No primeiro contato que ele tem com o neto, Napo não se recorda de quem é João. E é partindo disso, que mesmo sem entender a doença do avô, o neto busca encontrar formas de criar novas lembranças para ele, e o objeto que irá guiá-lo nesse processo é um álbum de velhas fotografias. Ele deixa que o avô viaje nas memórias diante disso e João transforma todas as memórias de Napo em desenhos.
Sinopse resumida :
Incapaz de entender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, João tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos. Desenhos que moldam sua relação em uma história de lembrança e construção de memória.
“Neste filme, desenvolvemos um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que sofre com a doença de Alzheimer, mostrando a importância da relação de afeto familiar para o bem-estar do paciente. Mas, no fim, virou também uma grande homenagem a todos os avós, que, em muitas casas brasileiras, são parte essencial do dia a dia e da criação dos netos”, comentou Gustavo Ribeiro, diretor e um dos roteiristas.
Ficha Técnica:
Animação| drama | 16 min | 2020
Direção: Gustavo Ribeiro
Roteiro: Gustavo Ribeiro & Gabriela Antonia Rosa
Produtores: Thais Peixe & Gustavo Ribeiro
Direção de arte: Giovani Kososki & Rayner Alencar
Trilha original: Francisco Okabe
Editor: Victor Spadotto
Equipe Computação Gráfica: Bruna Bastos, Giovani Kososki, Gustavo Ribeiro, Heloisa Duda,
Luan Francisco, Renan dos Passos, Thais Peixe, Ivan Stephan