Totalizando vinte episódios em duas temporadas, a série finlandesa de investigação policial da Netflix traz uma detetive (Pihla Viitala como Sofia Karppi) que volta ao trabalho pouco tempo depois de perder o marido, e precisa lidar com assassinatos que parecem estar ligados a uma empreiteira da cidade. Além dos sentimentos conflitantes e as dificuldades nas investigações, ela tem dois filhos que demandam atenção e também enfrentam, cada um à sua forma, o luto.
A série se desenvolve criando uma ambientação profissional e pessoal para Sofia e seu parceiro (Lauri Tilkanen como Sakari Nurmi), o qual enfrenta seus dramas e mistérios implicitamente ligados à sua vida amorosa. Mais tarde, eles vêm a começar uma história juntos, mas esse romance é abordado de forma superficial, pois o foco central é a investigação dos assassinatos e acordos escusos da cidade.
Deadwind é mais uma série do catálogo escandinavo da Netflix que está ampliando a procura por essas produções, geralmente dramas, investigações e, suspense. Confira um outro post onde cito mais algumas séries desse catálogo em ascensão: