Psicóloga lança obra no dia 4 de outubro

A psicóloga Denise Fleury lança no próximo dia 4 de outubro o livro “Benjamin”. A obra aborda um tema delicado que é a ansiedade causada pela separação entre mãe e filho. A autora lança a obra em Goiânia (GO) no dia 4 de outubro, às 15h, na livraria Leitura. 

O livro nasceu da escuta clínica e da experiência de Denise Fleury como pedagoga. “Benjamin” é um trocadilho com a expressão “beija a mim” e é um guia para pais e educadores. A metáfora escolhida é a de dois elefantes, cujas trombas representam o cordão umbilical, “ou seja, o afeto se dando pelo entrelaçamento.” 

Dessa forma, a principal mensagem do livro é mostrar para a criança que o vínculo afetivo permanece e que a separação é temporária. Assim, durante a leitura, a criança se coloca no lugar do elefante e pode identificar e processar sentimentos complexos que ainda não consegue nomear.

Denise Fleury destaca a importância de abordar esse tema de forma lúdica. Foram quatro anos de escrita até que a obra alcançasse o formato ideal. Para a autora, “Benjamin” tem um significado especial: “Coloco nele minha própria maternidade”, afirma a autora. “É transformador poder olhar para a obra pronta e perceber-me no lugar da mãe que recebe, acolhe e guia os passos dos seus filhos.”

Crédito: Divulgação

Sobre a autora

Denise Fleury é psicóloga, pedagoga, mestre em educação e psicanalista, nascida em Goiânia. Sua trajetória une a psicologia clínica à literatura. Autora de crônicas, contos e livros infantis, sempre foca na subjetividade humana e em suas relações. Inspirada por Cecília Meireles, Manoel de Barros, Ruth Rocha e Bartolomeu Campos de Queirós, já publicou vários trabalhos. 

É autora de “Quem conhece os gatos do vovô?” (2022), “Senhora M e outros contos” (2024). Sua crônica “O cortejo” foi premiada com menção honrosa pela Academia Feminina Mineira de Letras no Concurso Adélia Prado (2019). Em 2025, seu trabalho foi reconhecido com o Diploma de Mérito Cultural do Prêmio Buritis, na categoria Livro, Leitura e Literatura.