Guerreiros do Sol, novela original do Globoplay conquistou o público e se tornou um dos produtos mais consumidos da plataforma de streaming da Globo. A obra, de autoria de George Moura e Sergio Goldenberg, é uma história de ficção baseada na história de Lampião e Maria Bonita. 

A história conta a saga de Josué Alencar (Thomás Aquino), que vê seu pai ser brutalmente assassinado após um confronto com o Coronel Elói Bandeira (José de Abreu). Revoltados, ele e os irmãos entram para um grupo de cangaceiros. No entanto, após a morte do chefe do bando, Miguel Inácio (Alexandre Nero), Josué assume o comando. 

Créditos: Na Telinha | Globo | Divulgação

Josué é apaixonado por Rosa (Isadora Cruz), uma jovem de origem simples que, por influência de sua família, se casa com o Coronel Elói. Porém, na casa do marido, Rosa precisa enfrentar o ambicioso Idálio (Daniel de Oliveira), filho do Coronel, que enxerga a jovem como uma aproveitadora e interesseira. 

Outros enredos

Créditos: Na Telinha | Globo | Divulgação

Idálio é casado com Jânia (Alinne Moraes), uma mulher à frente de seu tempo, que luta pelo direito das mulheres ao voto. Presa em um casamento infeliz com um marido que a oprime, Jânia encontra o amor com Otília (Alice Carvalho), a jovem irmã de Rosa. Outro destaque é a história de Valiana (Nathalia Dill), que descobre um câncer de mama, na época em que a doença ainda era desconhecida e repleta de estigmas.

Assim, a trama conquistou o público por trazer um retrato fiel do cangaço nos anos 1930, assim como a fome, seca e violência que os moradores da região enfrentavam. Além disso, Jânia, personagem de Alinne Moraes, tornou-se uma das preferidas do público por simbolizar a luta das mulheres pela educação e voto. Valiana também chamou atenção, por narrar a saga de uma mulher do interior enfrentando uma doença que até hoje causa tanto medo e questionamentos.

Guerreiros do Sol: o Livro

Crédito: Editora Cepe

A novela é livremente baseada no livro “Guerreiros do sol: violência e banditismo no Nordeste do Brasil” de Frederico Pernambucano de Mello. Na obra, o autor explica o surgimento do cangaço a partir de elementos históricos. Do mesmo modo, traz um retrato da população, que muitas vezes vivia a violência diariamente. 

Assim, ele traz a análise não apenas social e política do cangaço, mas também geográfica, climática e alimentar. O livro é um relato completo para quem deseja saber mais sobre um período da história que marcou o Nordeste e o Brasil. 

Sobre o autor

Frederico Pernambucano de Mello é um escritor, historiador e advogado, considerado o maior especialista sobre o Cangaço no Brasil. Procurador federal aposentado, nasceu no Recife e se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco). 

Além disso, foi membro da Academia Pernambucana de Letras, e superintendente da Fundação Joaquim Nabuco. Além de “Guerreiros do Sol”, é autor de outros livros, entre eles: “Quem foi Lampião? (1993), “A Guerra total de Canudos” (1997),  “Guararapes: uma visita às origens da pátria” (2002),  “Na trilha do cangaço: o sertão que Lampião pisou” (2016).