Antes de mais nada, “A Princesa e o Queijo Quente” da autora e ilustradora Deya Muniz, chega ao Brasil pela Plataforma 21. Nesta obra, ela propõe um debate inspirador sobre a importância do feminismo, a defesa da causa animal, a moda consciente e os direitos das pessoas LGBTQIAPN+.

Com ilustrações vibrantes e uma escrita divertida, a Graphic Novel de Deya Muniz, inicialmente publicado em inglês como “The Princess and the Grilled Cheese Sandwich“, faz sua estreia no Brasil através da Plataforma21. “A Princesa e o Queijo Quente” representa o pioneirismo na categoria de histórias em quadrinhos do selo jovem adulto da VR Editora.

Na obra, Lady Camembert, filha única de um rico senhor, rejeita a ideia de se casar com um homem (em um reino onde a herança está condicionada ao casamento). Com a doença de seu pai e a ausência de um marido adequado, ela toma uma medida drástica: disfarça-se como um rapaz para proteger a fortuna da família.

Sobre a Graphic Novel “A Princesa e o Queijo Quente”:

deya muniz livro
Divulgação | VR Editora – Plataforma21

Após a morte de seu pai, Lady Camembert se disfarçou de homem e se mudou para a capital do Reino de Fromage. Lá, ela começou uma nova vida reclusa como Conde Camembert, afastada de quase todos que a conheciam – exceto por Feta, uma grande amiga e confidente. No entanto, o tédio de permanecer apenas em casa a levou a quebrar algumas regras, e a jovem decidiu comparecer ao baile da Princesa Brie. Foi então que algo improvável ocorreu: ela se apaixonou pela herdeira do trono.

No meio de segredos, amor, amizades verdadeiras e muitos sanduíches de queijo quente, à medida que Camembert se aproximava cada vez mais de Brie, ela percebia que era inevitável esconder quem realmente era.

Além disso, a autora revela que esta HQ, inspirada em sua própria vivência com a esposa, a quem conheceu durante um mestrado nos Estados Unidos, foi fundamental para que ela compreendesse os momentos difíceis relacionados à sua própria sexualidade e identidade de gênero:

“Camembert com sua atitude tranquila quanto à expressão de gênero me permitiu explorar aspectos da minha própria identidade e expressão que eu vinha reprimindo há muito tempo.” 

Sobre a autora:

deya muniz autora
Deya Muniz
Foto por: Olivia Leigh

Nascida e criada no Rio de Janeiro, Deya Muniz cresceu assistindo Orgulho e Preconceito e lendo mangá shoujo em excesso. Desde a adolescência, começou a criar quadrinhos e anos depois lançou a webtira Brutally Honest, que cativou fãs globalmente. Em 2017, ela se mudou para os Estados Unidos para estudar arte sequencial, onde encontrou amor em uma talentosa preparadora de sanduíches de queijo quente. Essa história inspirou “A Princesa e o Queijo Quente”, a celebrada graphic novel de estreia de Deya Muniz no mercado editorial internacional.

Por fim, estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews). Mais uma forma de você ficar por dentro de tudo que acontece no universo Geek e Pop! E não se preocupe! Você não vai ficar inundado de notificações, nós tomaremos conta disso pra você!