Quatro histórias da SOMOS Literatura que inspiram cuidado com a natureza desde a infância
O Dia da Árvore, que acontece em 21 de setembro, celebra o início da primavera no Hemisfério Sul. Assim, ele tem como objetivo conscientizar e estimular a preservação do fruto mais importante: a natureza. Por isso, a SOMOS Literatura separou quatro 4 livros que ajudam a introduzir o tema às crianças.
A data surgiu nos Estados Unidos, em 10 de abril de 1872, quando um jornalista tomou a iniciativa de plantar árvores pelo estado de Nebraska. Por isso, esse dia ficou conhecido como “Day Arbor”, que promove debates sobre os perigos do desmatamento.
Nas escolas, o Dia da Árvore serve de lembrete dos impactos diretos que a destruição dos ecossistemas florestais geram para toda a humanidade. Algumas das atividades comuns são as rodas de conversa e a leitura de obras literárias. Dessa forma, os educadores podem plantar nos alunos a semente do pensamento sustentável e instigar o respeito pelo meio ambiente.
Quatro histórias importantes
O livro “Por que proteger a natureza?”, de Jen Green e Mark Gordon, é um exemplo de obra infantil que busca despertar a consciência e responsabilidade ambiental em crianças pequenas. A edição da Editora Scipione conta com ilustrações e diálogos que transformam o aprendizado em diversão.
Outra obra da SOMOS Literatura que dialoga com o Dia da Árvore é “O Jardim Secreto” (Editora Scipione), de Ana Maria Machado e Frances Hodgson Burnett. Assim, o livro conta a história de Mary, uma garotinha que se muda para a Inglaterra em função da perda dos seus pais. Na casa de seu tio viúvo, a personagem decide explorar um jardim secreto que fica nos arredores do casarão. A história retrata seu encantamento com a natureza e a redescoberta da alegria.

Além disso, outro exemplo é o livro “A Última Árvore do Mundo” (Editora Scipione), com autoria de Lalau e Laurabeatriz. Esta trama conta a história de uma árvore que se depara sozinha no mundo. Apesar da tristeza, ela persiste e continua a dar frutos e flores, cuidando dos humanos e animais que a cercam.
Leia também: Dia do Folclore: como as lendas brasileiras influenciam a literatura infantil
Por fim, a obra “A árvore de tamoromu” (Editora Formato), de Ana Luísa Lacombe, faz uma releitura do mito dos Wapixana – uma cutia descobre a grande árvore provedora de todos os alimentos necessários. Assim, o livro conta a guerra entre a roedora e os indígenas e conta com uma reviravolta mitológica.
Sobre a SOMOS Literatura
Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, a área de Literatura da SOMOS abrange diversos gêneros literários. Ainda assim, a seleção reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil.
Além disso, a área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.