Filmes de terror inspirados por histórias infantis
A infância é repleta de aventuras, brincadeiras e medos, alguns criados pelos pais, em uma tentativa de proteger ou até mesmo disciplinar os filhos. No entanto, conforme se cresce descobre que algumas histórias contadas pelos nossos pais, não são uma invenção deles, mas algo que acontece em diversas partes do mundo.
Quando criança, talvez você tivesse medo do bicho-papão, do homem do saco, ou até mesmo da fada do dente, coelho da páscoa. Algumas figuras imaginárias, outras até boazinhas, mas que pode causar algum medo.
Para comemorar o “Dia das Crianças“, o Geek Pop News, separou algumas histórias infantis conhecidas por crianças em todo Brasil, que acabaram virando belas histórias de terror nos filmes.
Folclore e lendas urbanas infantis
Toda cidade tem uma história, de alguém, ou alguma lenda que foi motivo de pavor na infância, e como trauma pouco é bobagem, alguns cineastas resolveram trazê-los para vida adulta também, porém para os fãs de terror, isso é mais um presente, confira nossa lista:
“Slender Man: Pesadelo Sem Rosto” (2018)
Na pequena cidade de Massachusetts, as amigas Wren, Hallie, Chloe e Katie vivem uma rotina entediante no colégio. Em busca de emoção, elas descobrem a lenda do Slender Man — uma figura alta, sem rosto, envolta em mistério e associada ao desaparecimento de crianças. Então, movidas pela curiosidade, decidem realizar um ritual para invocá-lo, usando um vídeo encontrado na internet.
O que começa como uma brincadeira logo se transforma em um pesadelo: Katie desaparece misteriosamente, e as outras começam a ter visões perturbadoras e experiências paranormais. À medida que o Slender Man se aproxima, elas lutam para sobreviver e desvendar os segredos por trás da entidade — antes que todas sejam levadas.

Origem do Slender man:
Slender Man surgiu como uma criação fictícia da internet em 2009, originada em um fórum chamado Something Awful, como parte de um concurso de imagens sobrenaturais.
O fórum lançou um desafio para que usuários criassem imagens paranormais falsas. Knudsen editou fotos de crianças em parques, adicionando uma figura alta, magra, sem rosto, vestida com terno — o Slender Man — e incluiu legendas perturbadoras que sugeriam desaparecimentos misteriosos.
“Boogeyman: Seu Medo é Real” / “O Bicho Papão: O Conto” (2023)
Após a morte precoce da matriarca da família, as irmãs, Sadie e Sawyer tentam lidar com o luto e a ausência da figura materna. No meio desse processo doloroso, elas passam a perceber uma presença sombria em sua casa. Uma entidade maligna conhecida como Boogeyman (bicho-papão), que se alimenta do medo e da dor das pessoas.
À medida que os eventos paranormais se intensificam, as meninas precisam convencer o pai e buscar ajuda para enfrentar essa criatura aterradora que se esconde nas sombras e ameaça destruir o que resta de sua família.

A história por trás da lenda:
O Bicho-Papão é uma lenda muito popular no folclore brasileiro e conhecida em diversas culturas ao redor do mundo, sendo a personificação de um monstro ou ser imaginário usado para assustar e garantir o bom comportamento das crianças. De modo geral, o bicho-papão é um monstro devorador de crianças. Entre suas principais características do monstro é perseguir, sequestrar e, em algumas versões, ele devora crianças desobedientes ou mal-educadas.
O próprio nome “papão” vem do verbo “papar”, que significa “comer”, reforçando a simbologia de que ele de fato se alimenta de crianças. Porém, apesar de seu nome dizer muito sobre seu hábito de devorar crianças, sua aparência, por outro lado, não é senso comum.
Sua aparência frequentemente descrita de forma vaga e aterrorizante, por exemplo, como grande, feio, peludo, com olhos de fogo, entre outros. Porém, também pode ser considerado um ser mutante, capaz de assumir a forma do maior medo da criança. Assim como sua aparência, sua localização também é diversa. O Bicho-papão pode ser visto embaixo da cama, dentro do armário, cantos escuros ou até mesmo em cima do telhado. A última, sendo muito conhecida dos brasileiros, devido à cantiga de ninar:
“Nana neném, que a Cuca vem pegar;
Papai foi pra roça;
Bicho-Papão, sai de cima do telhado;
Deixa o neném dormir sossegado”.
Enfim, o bichão-papão tem origens, de países da Península Ibérica como Espanha e Portugal, conhecido como “Papão” ou “El Coco/El Cuco”. Como também Boogeyman, o nome recebido em países de língua inglesa.
“O Homem do Saco” (2024)
Patrick McKee retorna à sua cidade natal acompanhado da esposa Karina e do filho Jake, buscando recomeçar após anos de trauma. Quando eventos estranhos começam a acontecer, Patrick percebe que o terror de sua infância. O lendário Homem do Saco, figura usada para assustar crianças desobedientes, pode ser mais real do que ele imaginava.
A criatura, uma entidade mitológica que sequestra crianças e se alimenta do sofrimento humano, ressurge para assombrar sua família. Patrick, que escapou por pouco do ser quando era criança, precisa enfrentar seus medos mais profundos para proteger aqueles que ama.

Afinal, quem é o homem do saco?
O Homem do Saco é uma figura do folclore brasileiro usada para assustar crianças desobedientes. Frequentemente retratado como um velho que carrega um saco e sequestra os pequenos para fins sombrios. A história similar com a do Bicho-papão com a função de “educar” as crianças.
A lenda do Homem do Saco, também conhecido como Papa-Figo ou Velho do Saco, é uma das mais populares do folclore brasileiro. Ela surgiu como uma forma de controle social, especialmente entre crianças, sendo contada por pais e avós para evitar que os pequenos falassem com estranhos ou saíssem sozinhos.
Um personagem comumente associado a história, o Papa-figo, como é conhecido em algumas regiões do país, é um homem doente que acredita que pode se curar ao consumir o fígado de crianças. O nome “Papa-Figo” vem da expressão “papa fígados”, e está ligado à antiga crença de que o fígado era o órgão responsável pela produção de sangue.
Segundo essa versão, o Papa-Figo seria um homem rico e influente que contratava o Homem do Saco para capturar crianças e entregar seus órgãos. Essa narrativa se popularizou especialmente no Nordeste do Brasil, e pode ter sido inspirada por um crime real ocorrido na Espanha em 1910. Sinistro, não?
Leia mais: Crítica – “O Homem do Saco” reimagina a lenda contada para assustar as crianças
Disney versão de terror
Entretanto, não só lendas foram inspiração para filmes, de terror, atualmente, contos infantis misturam os inocentes clássicos Disney com uma versão macabra. Dessa forma, criando histórias sombrias a partir de personagens clássicos bonzinhos, como Peter Pan, Ursinho Pooh e Chapeuzinho Vermelho.
O Poohniverso, como é conhecido, pretende criar uma franquia de filmes chamada em tradução livre “Poohniverso: Monstros se Reúnem” (“Poohniverse: Monsters Assemble”).

Leia mais: Pinóquio: Sem Cordas | Veja imagens do Grilo Falante dublado por Robert Englund
Entre os filmes, estão “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” e “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2” os primeiros lançamentos, seguidos “Bambi: Acerto de Contas” e “Peter Pan: O Pesadelo da Terra do Nunca”. Por último, Pinóquio: Sem Cordas que deve estrear em 2026.
Outro personagem tão famoso da infância, assim como Papai Noel e o Coelho da Páscoa, é a fada do dente, e nem mesmo ela, que costuma deixar uma graninha para criançada, ficou de fora de sua versão aterrorizante. Por isso, por último, mas não menos importante, está o filme “No Cair da Noite“
“No Cair da Noite” (2003)
Quando criança, Kyle Walsh teve um encontro aterrorizante com a Fada do Dente, uma figura sombria que, segundo a lenda local, mata qualquer um que a veja. Após sobreviver ao ataque, Kyle é desacreditado por todos, exceto por sua amiga de infância Caitlin Greene.
Anos depois, Kyle retorna à cidade natal quando o irmão de Caitlin começa a ter os mesmos pesadelos e experiências paranormais. Ele descobre que a entidade continua ativa e continua a caçar aqueles que ousam olhar para ela. A única proteção contra a criatura é a luz, pois ela só ataca na escuridão.
Agora, Kyle precisa enfrentar seus traumas do passado e proteger os que ama antes que a escuridão os consuma para sempre.

A lenda da Fada do Dente:
De acordo, lendas medievais, a tradição de guardar dentes de leite existe há séculos. Em culturas europeias, especialmente na Escandinávia e Alemanha, acreditava-se que dentes tinham poderes mágicos. Por isso, deviam ser protegidos ou enterrados para evitar que fossem usados em feitiçaria.
Foi somente, no século XX, que a figura como conhecemos, começou a ser mencionada, principalmente nos EUA. A Fada do Dente, foi inspirada por outras criaturas mitológicas e pelo desejo de tornar a perda dos dentes menos assustadora para as crianças. Na Espanha e outros países latino-americanos, no lugar da fada do dente, existe uma ser conhecido como Ratinho Pérez.
Enfim, até hoje, as crianças costumam guardar o dente de leite, embaixo do travesseiro e esperar que durante a noite, a fada busque o dente, e deixe algo em troca, seja dinheiro ou um presente. Ajudando a experiência que pode ser traumática, em algo leve e prazeroso.
Chegamos ao fim, da nossa lista de lendas e histórias infantis transformadas em filmes de terror, vocês já conhecida os filmes e todas as histórias? Por fim, aproveite e nos conte sobre a versão do homem do saco, da sua cidade! E um Feliz Dia das Crianças, aterrorizante para você
═════════════════════════════════════════════════════════════
🩸 Para mais textos, análises e notícias sombrias sobre o mundo do terror, siga o Geek Sinistro nas redes sociais e não perca nenhuma novidade arrepiante.
Imagem de Capa: Criada por IA