Neste dia das crianças relembramos um clássico infantojuvenil

Hoje é dia das crianças! E para celebrar, relembramos um dos livros mais marcantes da infância: Desventuras em Série de Lemony Snicket, pseudônimo do autor americano Daniel Handler. A série de livros traz a saga de três crianças, os irmãos Baudelaire, que após ficarem órfãos, precisam escapar de toda a vilania do Conde Olaf, que deseja ficar com sua herança. 

Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são irmãos de personalidades diferentes. Após a morte dos pais, a cada livro são levados a um tutor diferente. No entanto, são sempre perseguidos pelo Conde Olaf. O vilão causa uma série de tragédias em suas vidas. O livro é marcado por uma realidade pessimista, o que justifica o título. Assim, o leitor sempre espera que tudo na vida dos órfãos Baudelaire possa piorar.

As desventuras que não param

Uma história comum de luta por herança, se torna uma aventura ao lado de vários personagens que surgem, tanto aliados, quanto inimigos. Entre eles o bondoso Sr. Poe, a malvada Esmé Squalor, o adorável Tio Monty, entre outros.

No decorrer da narrativa, revelações sobre a vida dos irmãos e de pessoas próximas a eles revela o motivo de Conde Olaf odiá-los tanto. “Desventuras em Série” conquistou o público infanto-juvenil, justamente porque foge da narrativa tradicional. No entanto, mesmo com toda a infelicidade que atinge os protagonistas, a garra e a força que eles têm para sair das situações complicadas, inspira os leitores.

Assim, mesmo com todo o poder que detém, Conde Olaf não consegue deter os irmãos, que sobrevivem apesar das adversidades. A inteligência e astúcia dos Baudelaire é responsável pelas principais reviravoltas da história. Outra característica marcante de “Desventuras em Série” é a surpresa.

Outro fato que torna o livro genial é o próprio Lemony Snicket, que mais que um pseudônimo do autor, é um personagem importante na obra. Descobrir a relação de Lemony com os Baudelaire é um desafio que deixa o leitor curioso até o final.

As lições de “Desventuras em Série”

“Desventuras em Série” é uma obra que valoriza a leitura e o aprendizado, ao deixar claro que apenas com a ajuda do conhecimento, os Baudelaire conseguem sobreviver. Além disso, o livro faz uma forte crítica social ao sistema de adoção, trabalho análogo à escravidão e ao sistema educacional.

Um livro se torna um clássico quando marca a sua época, mas continua atual, mesmo com o passar dos anos. Apesar de ser uma obra recente, “Desventuras em Série” se mantém na lembrança dos leitores que levam os seus ensinamentos para a vida. Um bom livro, que vale a pena relembrar e guardar em um lugar especial.