Hoje, 15 de setembro, celebramos 134 anos do nascimento de Agatha Christie. A maior escritora de livros policiais de todos os tempos continua sendo o nome mais ilustre do mistério. Do mesmo modo, seu grande Hercule Poirot, um marco dos detetives da literatura, tornou-se tão emblemático, quanto Sherlock Holmes de Arthur Conan Doyle. Além de sua produção literária, conheça mais sobre a biografia de Agatha Christie.

Origem e primeiros passos na literatura

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, filha do americano Frederick Miller e da inglesa Clara Miller. Criada em uma família rica, recebeu uma boa educação. Desde cedo, começou a escrever contos e poemas. Em 1912, conheceu Archibald Christie, que era piloto e coronel do Corpo Real de Aviadores, com quem se casou em 1914. Dessa forma, ao adotar o sobrenome do marido, passou a se chamar Agatha Christie.

Em 1917, enquanto atuava como enfermeira na Inglaterra, em meio à Primeira Guerra Mundial, Agatha escreveu seu primeiro livro, “O Misterioso Caso de Styles”. A obra foi um resultado de um desafio de sua irmã Madge, que insistiu que ela escrevesse um mistério, onde o leitor não descobriria a identidade do assassino, até o final. Portanto, esse foi o ponto de partida de uma carreira gloriosa no gênero policial.

Hercule Poirot

Hercule Poirot apareceu pela primeira vez em “O Misterioso caso de Syles”. No entanto, o personagem só se tornou famoso no livro “O Assassinato de Roger Ackroyd”. Em 1934, lançou a mais famosa aventura estrelada por Poirot “Assassinato no Expresso do Oriente”. A inspiração teria vindo de uma viagem que a própria Agatha teria feito no famoso Expresso do Oriente, que ligava Paris a Istambul. No total, o personagem foi protagonista de 33 obras de Agatha Christie. 

Outras curiosidades

Agatha Christie também escreveu peças de teatro, assim como teve outra personagem famosa, Miss Jane Marple, uma detetive idosa, que aparece em 12 histórias da autora, entre eles “O Assassinato de Roger Ackroyd”. Agatha se divorciou de seu primeiro marido em 1928, e se casou novamente em 1930, dessa vez com o arqueólogo Max Mallowan.

Ela teve uma única filha, Rosalind Christie (Hicks era o nome de casada), de seu casamento com Archibald Christie. Rosalind nasceu em 1919, e ajudou a manter o legado da mãe. Agatha Christie morreu de causas naturais, aos 85 anos, no dia 12 de janeiro de 1976. Ela morreu em Oxfordishire na Inglaterra, onde está sepultada.