Hoje, dia 29 de agosto, é comemorado o dia internacional do gamer. A data surgiu em 2008, na Espanha, e tinha como objetivo conscientizar sobre a importância dos games eletrônicos e os benefícios que eles são capazes de gerar para todas as culturas.
O mercado de games se tornou um dos principais segmentos do entretenimento e, de acordo com a Forbes, movimentou mais de US$ 175,8 bilhões em 2021, mas possui previsão de movimentar mais de US$ 200 bilhões em 2023.
Além de movimentar a economia, os videogames também trazem benefícios pessoais para seus jogadores. De acordo com publicação realizada no Estadão, os educadores chegaram ao consenso de que os jogos eletrônicos são prazerosos, divertidos e auxiliam na socialização. Além disso, desenvolvem habilidades, estimulam o raciocínio e exigem coordenação motora.
Mas, tratando de história, como tudo isso começou?
A História dos videogames
Os primeiros jogos digitais surgiram com o intuito de desenvolver melhor o cérebro para as atividades escolares e simular situações da vida real. Em 1951, surgiu um dos primeiros jogos eletrônicos, o Nimrod, que simulava um jogo de Nim. Em 1952 os EUA lançaram o OXO, mais conhecido como jogo da velha. Assim, em 1955 foi lançado o primeiro jogo que simulava uma guerra, chamado Hutspiel, ele também foi criado pelos EUA e simulava um confronto entre as forças da OTAN e da URSS.
Porém, falando de games voltados para o entretenimento, o primeiro surgiu em 1961. O famoso SpaceWar, criado por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology nos Estados Unidos, marcou o início da cultura Gamer e fez ainda mais história ao ser o jogo do primeiro campeonato da história dos videogames, lá em 1972.
A partir da década de 70 o universo dos jogos começa sua expansão com o surgimento do Pong pela Atari, estreando os fliperamas. Logo em seguida, nos anos 80, surgem os grandes clássicos dos consoles e dos jogos, entre eles, o Pac-Man. Assim, em 1985, a Nintendo lança o famoso Donkey Kong. Então, para fechar a década, ocorre o lançamento do Gameboy, o videogame portátil mais famoso da história.
Na década de 90, surge a rivalidade clássica do universo dos videogames: Mario X Sonic, fazendo com que os consoles domésticos superassem os fliperamas. Em seguida, logo em 1994, surgem os primeiros jogos para celulares, são eles o Tetris e o Snake.
O cenário atual
Atualmente, o universo dos games se tornou mais expansivo, acessível e futurista. Nós encontramos os jogos para consoles, videogames portáteis, notebooks e celulares, permitindo que todos possam entrar para o mundo gamer. No entanto, podem escolher entre uma infinita variedade de jogos.
Os jogos digitais assumiram parte tão importante na sociedade que tornaram-se profissão e desejo de carreira de muitas pessoas. O cenário competitivo profissional vem ganhando forças e possibilitando torneios a nível mundial, com prêmios milionários e fama de estrela. Assim, muitos jovens que não se identificavam dentro das profissões tradicionais, encontraram seu lugar através das novas portas abertas pelos games.
Enfim, feliz dia do gamer!