No dia 15 de outubro as pessoas comemoram o dia do professor. Essa data se tornou comemorativa no período em que o Brasil estava sendo governado pelo presidente João Goulart. Logo, todas as instituições ou empresas do país não consideram este dia um feriado nacional, e sim, é um feriado voltado apenas para as pessoas que trabalham dentro da comunidade escolar.

A comemoração do dia dos professores no dia 15 de outubro, tem como objetivo mostrar a importância dos profissionais da área de educação que fazem do ato de ensinar a sublime missão de transmitir amor na construção dos diferentes tipos de conhecimentos. Sendo assim, em função deste dia, trouxemos aqui 4 dicas incríveis de livros com personagens sendo professores para comemorar o dia do professor.

Sobre o livro “As vantagens de ser invisível”

Crédito da Imagem – Amazon

As vantagens de ser invisível é um livro onde a sua trama gira em torno de Charlie, um jovem de 15 anos que vive na década dos anos 90. Durante sua caminhada na escola, ele acaba enfrentando diversos desafios e um deles é quando ele descobre que seu amigo se suicidou. Ao receber a notícia, ele não reage da forma como todos esperavam. E assim acaba se tornando uma pessoa “estranha e esquisita”.

Charlie é um adolescente que mora com os pais, ele e a irmã estudam na mesma escola, mas ela não fala com ele. Certo dia, a turma o admitiu para um nível mais avançado de inglês. Mas, os outros alunos começam a praticar bullying com ele por ele agir de forma estranha e por ser considerado o mais novo da turma.

É aí que o professor Bill entra na história. Para ajudar Charlie a não desistir das aulas, ele começa a entregar atividades sobre leitura de livros com o objetivo de incentivá-lo.

Bill é um professor de literatura que acredita no potencial e na inteligência de Charlie. O livro, além de abordar questões sobre bullying e suicídio, traz também uma representatividade da imagem do professor, mostrando que ele é alguém que vai além de estar ali para ensinar, mas que este também é uma pessoa humana e que faz do ato de ensinar um ato de amor.

Sobre o livro “Harry Potter”:

Harry Potter
Foto: Divulgação/Amazon

O livro Harry Potter escrito pela autora JK Rowling, possui sete livros que compõem a saga. A história fala de um menino que ficou órfão, o próprio Harry Potter. A princípio ele não sabia muito sobre a sua origem, mas acaba descobrindo aos onze anos que é um bruxo. O livro foi adaptado para filmes se tornando assim, um sucesso global.

A trama do livro gira em função da luta de Harry Potter contra um bruxo maligno chamado Lord Voldemort, que tentou matá-lo quando ele ainda era um bebê. Por ser a única pessoa que conseguiu sobreviver a um ataque do Valdemort, Harry acaba ficando conhecido como “O garoto que sobreviveu” a um ataque do Valdemort.

Assim, ele acaba se tornando a peça chave para derrotar o Lord Valdemort. Logo, no decorrer da história, Harry vai descobrindo segredos sobre sua origem. A trama é cheia de magia, criaturas e há diversos professores que acabam criando conexões com os alunos, se tornando assim guias ou mentores.

A obra mostra que os professores são aqueles que lideram a escola, como também, mostra que estes têm amor pelo ato de ensinar. Sendo assim, para celebrar o dia dos professores, o livro “Harry Potter” é uma excelente dica para aqueles que procuram por uma leitura misteriosa e sensacional e que, valoriza o papel do professor na vida dos alunos, desde a sua infância até chegar a vida adulta.

Sobre o livro “Matilda”:

Matilda - livro
Foto: Divulgação/Amazon

O autor britânico Roald Dahl escreveu o livro “Matilda” e sua publicação aconteceu em 1988. A história fala sobre a Matilda, uma menina com grande inteligência e cheia de habilidades especiais como o uso de telecinese.

Matilda é uma criança que convive em uma família bastante desajusta, que acaba negligenciando as suas habilidades especiais e não dando a determinada atenção que ela precisa. Mas, Matilda, acaba conhecendo uma professora muito adorável, a Miss Honey. Juntas, elas vão enfrentar a terrível e malvada diretora da escola.

A história mostra o quão importante é a educação, assim como, a valorização da criança. Mostrando que é preciso que saibamos ajuda-las a superar determinados desafios que vão surgindo na sua vida. Logo, a professora nessa história desempenha um papel fundamental e acaba sendo peça fundamental para que o desenrolar da história aconteça.

A professora Miss Honey, ajuda Matilda a enfrentar seus medos e suas inseguranças. Sempre incentivando-a a ser uma pessoa alegre e bondosa. O livro é considerado um sucesso global. Seu primeiro filme foi lançado em 1996, neste mesmo ano, ocorreu também a primeira peça teatral baseada no livro. Matilda, é uma história encantadora e inspiradora.

Sobre o livro “A Hipótese do Amor”:

Foto: Divulgação/Amazon

O livro “A hipótese do amor” é um sucesso global do TikTok. É uma obra cativante, com diálogos bem demarcados e engraçados. O livro conta a história de Olive Smith e Adam Carlsen. Olive Smith, é uma aluna da universidade de Stanford e faz doutorado em biologia. Suas crenças são baseadas em fatos científicos, algo que, para ela, não pode acontecer no amor. Já que, na ciência tudo é controlável e o amor não.

Olive acaba saindo algumas vezes com um amigo, o Jeremy. Assim, ela acaba percebendo que sua amiga é apaixonada por ele e então decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa decisão, e como uma grande cientista precisa de fatos para provar algo, ela acaba beijando alguém inesperado.

O primeiro homem que passa, ela puxa e beija. Mostrando para todos que aquele é seu namorado, mas de mentira. Só que, quem ela acaba beijando não é um homem qualquer, e sim, Adam Carlsen, um excelente, renomado e famoso professor da Universidade.

O que ela não esperava era que ele fosse concordar em levar toda essa farsa adiante. Logo, o experimento entre os dois, acaba levando-os a sentimentos que ambos não esperavam sentir. E o que era uma hipótese, acaba se tornando algo a mais.

A história é um romance bastante divertido e traz um pouco da vivência de um professor que trabalha em universidades. Sendo assim, a temática abordada na obra é mais adulta, por mostrar a rotina dos professores universitários e as dificuldades que tanto eles quantos os alunos enfrentam no dia a dia. Por fim, o livro explora com excelência a beleza do universo da ciência.

Redator em experiência sob supervisão de Maria Eduarda.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.