No Brasil, em 18 de julho é comemorado o Dia do Trovador. O Trovadorismo, como primeira manifestação literária em língua portuguesa, é de grande importância para a literatura brasileira. Assim, foi a base que formou a nossa produção literária, ainda que de maneira tardia.
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Luiz Otávio (pseudônimo de Gilson de Castro), fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores (UBT) em 1966. A União Brasileira de Trovadores dedica-se ao estudo, cultivo e divulgação da trova como texto literário. Assim, a UBT é uma associação civil, cultural e recreativa, que se estende nacionalmente. Para conhecer mais a atuação da associação, acesse o site oficial.
O que foi o Trovadorismo
O Trovadorismo foi o primeiro movimento literário e poético da idade média. Surgiu no século XI, na região da Provença, na França. Posteriormente, alcançou outros países e ganhou força em Portugal. Dessa forma, chegou ao Brasil, influenciando a produção literária nacional.
O trovador era um artista, que na maioria das vezes, era um nobre que compunha e cantava poesias acompanhadas de música, geralmente o alaúde. As cantigas trovadorescas se dividem em líricas e satíricas. Geralmente expressavam emoções tanto amor e amizade, quanto maldizer e escárnio. O trovadorismo não foi apenas um movimento de expressão cultural, mas também político e social, sendo valorizado e relembrado até hoje.
Leia também: Novo box de “As Crônicas de Nárnia” traz detalhes especiais
═══════════════════════════════════════════
📚 Para mergulhar ainda mais no universo dos livros, autores e sagas, acompanhe o GeekPopBooks no Instagram e descubra novidades, curiosidades e recomendações exclusivas.