A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece entre os dias 06 e 10 de agosto, vai homenagear o romancista e dramaturgo brasileiro Dias Gomes. O maior evento literário da Bahia, acontece no Centro Histórico de Salvador, sendo iniciativa da Fundação Casa de Jorge Amado.

A festa busca preservar a memória do escritor Jorge Amado. Dias Gomes era grande amigo do escritor, e além disso, as obras dos dois autores tinham temáticas semelhantes. Portanto, a celebração do trabalho de Dias Gomes é um excelente tema para a festa. A Flipelô é gratuita, e se consolidou como um dos maiores eventos culturais da Bahia. De acordo com a Agência Brasil, em 2024, mais de 250 mil pessoas estiveram no evento, que homenageou Raul Seixas. 

Dias Gomes: marco na literatura e dramaturgia

Jorge Amado e Dias Gomes | Créditos: Fundação Casa de Jorge Amado | Agência Brasil

Alfredo de Freitas Dias Gomes, nasceu em 1922 em Salvador, e foi um dos maiores dramaturgos, romancistas e roteiristas brasileiras. A obra de Dias Gomes é marcante pela crítica social, assim como temas e personagens que retratam o cotidiano brasileiro. 

Além disso, as obras do autor também contavam com elementos fantásticos e de humor. Foi o autor da peça “O Pagador de Promessas” que adaptado para o cinema em 1962 por Anselmo Duarte, se tornou um clássico do cinema nacional, e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Na televisão, Dias Gomes foi autor de duas das maiores telenovelas da TV Brasileira, O Bem Amado (1973) e Roque Santeiro (1985). Em 1990, Dias Gomes foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a Cadeira n.º 21. Ele faleceu em 1999, aos 76 anos.