“Modern Family” (2009) entregou o personagem Phil Dunphy (Ty Burrell) o que gostam de chamar de “o melhor pai de sitcom de todos os tempos”.

Por 11 temporadas, ele se destacou por ser um pai espirituoso e fora do comum. Mesmo após 4 anos do fim da série, o personagem continua a inspirar fora das telas por todos os momentos emocionantes e engraçados na sua jornada pela paternidade.

Dessa forma, aqui estão três dicas básicas baseadas na paternidade carinhosa e envolvente de Phil Dunphy:

Seja um pai amigo

Se você perguntasse a Phil qual o segredo para ser um bom pai, seu primeiro instinto com certeza seria dizer “seja amigo deles” – o que de fato aconteceu no 2º episódio da temporada de estreia de Modern Family. Ao longo do programa, Phil se esforça para construir uma relação afetuosa e divertida com seus três filhos. Mesmo quando as crianças se tornam adolescentes mal-humoradas, Phil continua a respeitar suas individualidades, opiniões e interesses. Para ele, ser um pai amigo não se limita só a ter momentos divertidos com os filhos para criar laços, mas também se engajar na vida diária com bom humor e interesse genuíno.

Tempo de qualidade

O caos na família Dunphy torna difícil administrar o tempo entre os três filhos. Para Phil, passar um tempo especial com cada um sempre se torna uma missão. Alex é a filha do meio e isso não é fácil. Por isso, no episódio “A Última Valsa” da terceira temporada, Phil passa o dia inteiro tentando criar boas memórias com ela, na intenção de tornar sua relação mais especial. O dia acaba sendo um desastre e Phil se culpa por isso e se sente um péssimo pai. Mas o que Alex vê é seu pai se esforçando ao máximo para criar boas memórias. Em um dos gestos mais emocionantes de toda a série, Phil escreve as inicias da filha na placa de lua que enfeita o restaurante em que jantaram. É adorável e simbólico, Alex sabe que o pai iria até o espaço para provar seu amor.

Além disso, a conexão de Phil com os filhos é evidenciada de novo no início da temporada, quando Phil leva Haley para conhecer a universidade onde ele estudou. Ele e Haley passam um dia percorrendo o campus e fazendo todas as coisas que Phil gostava de fazer em sua época de universitário. Quando Haley não parece se interessar muito pelo dia, Phil não desiste até tornar a experiência na universidade significativa e memorável para sua filha mais velha.

Acredite neles

Phil é um verdadeiro sonhador. Com a cabeça sempre nas nuvens e um otimismo contagiante, ele criou seus filhos para acreditar que tudo é possível. Ao longo de Modern Family, vemos Phil Dunphy apoiar e motivar incansavelmente seus filhos, seja em suas decisões ou em seus sonhos. No 7º episódio da décima temporada, Alex tenta impressionar em uma entrevista de emprego ao lado de seus pais e irmãos, mas o comportamento da família (uma mãe meio pirada e irmãos muito bobos) parece por todas as suas chances em risco. Apesar da entrevista desastrosa, Alex consegue o emprego e Phil, como sempre, deixa claro que nunca deixou de acreditar nela.

Assim, Phil Dunphy é um recorte de um pai amoroso e crédulo, que nunca perde a fé no potencial dos filhos, mesmo nas pequenas coisas. Nos lembrando que ser um bom pai é muito mais do que apenas estar presente, é estar verdadeiramente envolvido, acreditando no melhor e sempre disposto a fazer um esforço extra para que seus filhos se sintam amados e apoiados.

LEIA TAMBÉM: Modern Family: Phil e os truques de mágica que inspiraram a série!

Redatora em Experiência sob supervisão de Ana Paula Rocha.