A organização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) divulgou a programação completa da 25ª edição do evento. O Fica acontece na Cidade de Goiás entre os dias 11 e 16 de junho. O tema desse ano é “Tecnologia, Informação e Mudanças Climáticas”. Essa será a edição com maior número de filmes inscritos, com produções de 76 países. Além disso, há um recorde no número de diretoras, com quase metade das produções sendo dirigidas por mulheres.

Uma das maiores novidades dessa edição do Fica é a criação da “Mostra Competitiva de Cinema Indígena e Povos Tradicionais”, que visa fortalecer a produção audiovisual realizada pelos povos originários. Além dessa, o festival conta também com outras três competições: “Mostra Washington Novaes”, “Mostra do Cinema Goiano” e “Mostra Becos da Minha Terra”. A premiação acontece no dia 16 (domingo) às 10 horas.

Além das quatro mostras, o Fica também traz sessões de filmes realizados por parceiros, como a Fiocruz, Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Universidade Estadual de Goiás (UEG), entre outros. O evento também conta com a exposição de obras de artistas locais no Palácio Conde dos Arcos. Também haverá mostra do trabalho da fotógrafa e cineasta Rosa Berardo na Casa de Memória do Judiciário. Outra atração é a visitação à casa da artista plástica goiana Goiandira do Couto, que vai possibilitar aos visitantes conhecer mais suas obras.

Também haverá leituras de poesia, apresentações de circo e shows musicais. Um dos principais destaques é o show da cantora Sandra de Sá no dia 14 de junho (sexta-feira). A programação detalhada do Fica 2024 pode ser acessada na página oficial do evento. Mais informações no site da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, assim como nas redes sociais.

Sobre o Fica

Crédito: Divulgação | Foto: Secretaria de Cultura do Estado de Goiás

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) foi realizado pela primeira vez em 1999, na histórica Cidade de Goiás, antiga capital do Estado. Desde então, inúmeros artistas goianos, do Brasil e do mundo, apresentaram seus trabalhos, tanto no audiovisual quanto em outras expressões artísticas. O evento acontece nos principais edifícios da cidade, como o Cine Teatro São Joaquim (principal local das mostras de cinema), Palácio Conde dos Arcos (antiga sede do governo), Casa de Memória do Judiciário, assim como a Praça do Coreto, Mercado Municipal, entre outros. O Fica é uma iniciativa do Governo de Goiás, através da Secretaria de Cultura, em colaboração com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Todos os anos, o festival atrai não somente a população local, mas também visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo. É uma excelente oportunidade para artistas divulgarem seu trabalho, assim como o público conhecer novos trabalhos.