Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais. Na próxima quinta-feira, 15 de fevereiro, estreia no Canal Brasil o documentário inédito Alceu Valença – Na Embolada do Tempo, a partir de 19h45. A produção, que tem a direção de Paola Vieira e produção da TVZero, conta a história da carreira de mais de 45 anos de um dos principais cantores e compositores da música brasileira, responsável pelos sucessos Morena Tropicana e Anunciação.

De acordo com a sinopse oficial, “O filme é uma viagem pelos mais de 45 anos de carreira do cantor e compositor Alceu Valença, um personagem único na música brasileira. Sua obra e reflexões são apresentadas por meio da costura de canções, depoimentos, vasto material de arquivo e registros de viagens realizadas pela equipe do documentário com Alceu e sua equipe ao longo de 2018”.

Assim, o documentário de 1 hora e 25 minutos se utiliza de depoimentos do próprio artista e de pessoas próximas a ele e imagens de arquivo exclusivas para abordar a história de toda a jornada de Valença. Além disso, apresenta momentos marcantes na trajetória, como a parceria com Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo no álbum Grande Encontro. O artista, que trouxe a identidade pernambucana para a chave de suas obras, iniciou a carreira na década de 1970. Isso permitiu que ele ganhasse bastante destaque, uma vez que esse momento era bastante expressivo para a música nordestina na cena musical do Brasil.

Alceu Valença em seu perfil no Spotify
Alceu Valença em seu perfil no Spotify

Origem musical de Alceu Valença

Alceu Valença nasceu no agreste de Pernambuco na cidade de São Bento do Una, rodeado de música. Isso porque sua família era composta por violeitos, tocadores de sanfona, poetas de cordel e aboiadores, sendo incentivaoo desde cedo a entrar nesse mundo. Então, ele se mudou para a capital pernambucana, onde conheceu a cultura da Zona da Mata, cheia de ciranda, maracatus e frevo.

No entanto, nem sempre seu plano era seguir carreira musical. Enquanto jovem, Alceu estudava Direito quando Geraldo Azevedo o convenceu a abandonar a área jurídica para mergulhar na música. Desde então, o artista de 77 anos se consolidou como um dos mais importantes da música brasileira. Assim, ele ganhou o Prêmio Tim de Música Brasileira (2003) e o 26º Prêmio da Música Brasileira (2015) na categoria “Melhor Cantor Regional”.

Alceu Valença – Na Embolada do Tempo terá sua exibição de estreia no Canal Brasil em 15 de fevereiro às 19h45. A classificação é livre.